Menino de 9 anos é internado após agressão em escola
Agência Estado
Agência Estado
O menino
Marco Antônio, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária
dentro da sala de aula e na saída de uma Escola Estadual, anteontem, numa
cidade próxima à região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi
internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão
Preto. Marco terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias.
Segundo
a mãe, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago.
Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de
aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila.
Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores
perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.
Na manhã
de ontem, Marco acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os
cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, a mãe quer
processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá — Marco é o mais velho
dos irmãos. A delegada Maria José Quaresma, da DDM, disse que cinco garotos
foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.
O caso,
registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), será investigado e passado à
Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação
informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de
agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o fato
aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas
em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade”,
disse a nota da Secretaria.
Agência
Estado, 18/9/2009. (Para uso neste Caderno, os nomes, assim como outras
informações que possam identificar os envolvidos, foram substituídos ou
suprimidos).
- De acordo com as informações fornecidas pela
notícia, qual foi o motivo mais provável da agressão? Pode-se concluir que o
garoto foi agredido em razão da escalada de hostilidade (por parte dos
colegas) motivada unicamente por sua gagueira.
- Segundo a mãe, Marco Antônio costuma ser alvo
de “brincadeiras” dos colegas. Considerando o conjunto da notícia, que
tipo de brincadeiras seria esse? Por
que teriam chegado a um nível tão elevado de violência?
Muito
provavelmente as brincadeiras a que a mãe se refere seriam as hostilidades já
mencionadas. Entre crianças e adolescentes, essas brincadeiras costumam ser
chamadas de “zoação”. Atualmente esse tipo de comportamento é mais conhecido
por bullying. Frequentemente, esses comportamentos provocam mal-estar e também
distúrbios mais graves entre os alunos. Nesse caso, teriam chegado ao ponto da
agressão física; ao que parece, por não terem sido, oportuna e eficazmente,
questionados nem por adultos – pais, professores, funcionários - , nem por
outros colegas.
- Na base desse caso de violência está o
preconceito contra o que parece “estranho”, “fora do normal” etc. que
outros casos freqüentes de intolerância é possível lembrar? Magros,
gordos, narigudos, tímidos, “delicados”, com algum problema físico etc.
- O que é preconceito? Preconceitos são idéias
preconcebidas que se apresentam como verdades tão bem estabelecidas que
dispensariam argumentos: “os negros são inferiores aos brancos”; “as
mulheres são menos inteligentes que os homens” tec.
- O que teria de ser feito para evitar esse tipo de violência? Seria possível estabelecer um consenso para todos? Uma forma eficaz de evitar e combater esse tipo de hostilidade e de violência é o debate aberto, constante e sistemático sobre questões incômodas que se manifestam no cotidiano, com vistas em estabelecer consensos sobre o que se deve e o que não se deve fazer.
Maioridade penal
Contra:
Redução da idade penal
Wandyr Zafalon
Quando cenas violentas se repetem e repercutem por todo o território nacional,
o assunto redução da idade penal volta com intensidade. Em primeiro lugar, não
podemos deixar de entender e respeitar o sentimento de perda e luto dos
parentes próximos. São inteiramente compreensíveis as manifestações de revolta
e intenções de vingança surgidas em momentos tão inesperados e dolorosos.
Revolta e vingança são mecanismos utilizados como forma de suportar a própria
dor e podem até ajudar na elaboração do luto.
Devemos ficar atentos, quando crimes violentos comovem toda a sociedade, para
não permitirmos que nossas emoções cheguem a eliminar nossa própria
racionalidade.
Ao fazermos a pergunta: Quem é esse criminoso??? Na maioria das vezes, vamos
deparar com respostas que nos levarão à seguinte conclusão: somos vítimas de
vítimas.
Pensando e sentindo assim, é fácil perceber que a sociedade precisa reduzir
muitas outras coisas: reduzir a corrupção, reduzir a desigualdade social,
reduzir a injustiça, reduzir os políticos desonestos, reduzir a falta de
educação, porque ela, infelizmente, ainda não é para todos.
Reduzir a idade penal isoladamente é apenas um desejo vingativo que faz emergir
e transparecer a nossa própria violência.
Muito se critica o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Porém, o mesmo
já existe há mais de uma década, e pouco, muito pouco, saiu do papel. Nenhum
governo (federal, estadual ou municipal) colocou em foco, como prioridade, os
direitos que nossas crianças e adolescentes adquiriram e merecem. Os setores
mais conservadores da sociedade criticam os defensores do ECA, que só
enxergariam os "direitos". Mas esses direitos são tão básicos e
elementares que mostram o tamanho do descaso com as causas sociais de nosso
país. O estatuto quer toda criança e todo adolescente na escola; no esporte;
nas artes; no meio de famílias com renda suficiente para proporcionar uma vida
digna e qualificada.
Enquanto tudo isso não vier, reduzir isoladamente a idade penal é se vingar,
dos outros, por um crime cometido por nós mesmos. O não cumprimento de nossa
parte, enquanto sociedade, é talvez mais violento do que a própria violência.
Wandyr Zafalon Junior é psicólogo-clínico, em Araçatuba (Folha da Região,
25/11/2003)
A favor
93% dos mineiros são a favor da redução da maioridade penal
Rodrigo Lopes
BELO HORIZONTE - Uma
pesquisa realizada de 12 a 18 deste mês em Belo Horizonte, mostra que 93% dos
mineiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O
Instituto Olhar ouviu 1200 pessoas, apenas 6% se manifestaram de forma
contrária e 0,5% não sabem ou não responderam. A discussão sobre o tema
ressurgiu após o assassinato do casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé, que
teria sido comandado por um adolescente de 16 anos, em Embu-Guaçu, na Grande
São Paulo.
O diretor do Instituto Olhar, Rodrigo Mendes Ribeiro, disse que resultado da
pesquisa a influenciada pelo assassinato dos estudantes paulistas. Na pesquisa
foram ouvidos moradores de nove regiões de Belo Horizonte, Oeste, Centro-Sul,
Leste, Noroeste, Barreiro, Nordeste, Norte, Venda Nova e Pampulha, sendo 133 em
cada uma delas. A margem de erro é de 2,9%. 28,4% dos entrevistados têm idade
entre 20 e 29 anos; 23,9% entre 30 e 39 anos; 18,8% entre 40 e 49 anos e o
mesmo percentual acima de 50 anos. Apenas 10,2% dos ouvidos têm entre 16 e 19
anos.
A maior parte dos entrevistados, 39,8% tem grau de escolaridade médio, seguido
do fundamental (5ª a 8ª série), 28,7% e 1ª a 4ª, 17,8%. Com ensino superior,
manifestaram sua opinião 9,5% e sem estudos, 4,3%. (Jornal do Brasil,
23/11/2003)
Proposta de redação
Depois de ler os textos acima, redija um texto dissertativo de 30 linhas,
emitindo sua opinião a respeito da maioridade penal. Faça rascunho, coloque
título.
CUIDADO! NÃO COPIE NADA DOS TEXTOS DE APOIO, REDIJA SUA DISSERTAÇÃO COM SUAS
PALAVRAS.
Respeito aos idosos
Proposta de redação
Leia os textos abaixo e redija um texto dissertativo de 30 linhas sobre o tema:
Jovem: biologicamente vigoroso, mas portador de uma pobre biografia. Velho:
biologicamente debilitado, mas portador de uma densa biografia. Como conciliar
isso, o novo e o velho, em nossa sociedade.
Pôr título e fazer rascunho.
Respeitar os idosos é aceitar o próprio futuro
O que temos ensinado aos nossos filhos a respeito da velhice? Pelo jeito, não
temos passado boas lições sobre o assunto, e quem levantou o tema de nossa
conversa de hoje foi o pai de um bebê de dez meses. Em sua correspondência, ele
conta que teve de ir a um ambulatório de um hospital e, na sala de espera,
encontrou muita gente. Acomodados nas cadeiras disponíveis no local estavam
vários jovens e adultos e, em pé, várias senhoras -com mais de 70 anos-, uma
delas cega. Parece que ninguém "viu" as idosas, ou seja, ninguém
cedeu o lugar mais confortável a elas.
"O que aconteceu? De quem é a culpa pelo comportamento dessa geração que
não se importa se um senhor com bengala está em pé com muito custo? Das escolas?
Dos pais, que não ensinam o respeito aos outros -ou, se ensinam, praticam o
oposto?" A indignação e a reflexão de nosso leitor, expressas nessas
perguntas, fazem muito sentido. Só que pais e escolas não estão sozinhos nessa
história.
É bom lembrar que vivemos um tempo em que ninguém quer envelhecer: usamos todos
os recursos para maquiar a idade e temos bons motivos para isso. O velho não é
bem-visto -nem sequer é visto- pela sociedade. Quem tem mais de 50 anos tem
dificuldade para arrumar emprego, encontrar um parceiro quando está sozinho,
ter um programa de lazer adequado e ser respeitado pelas crianças e pelos
jovens. A palavra "coroa" deixou de ter um sentido carinhoso -se é
que um dia já teve- e passou a ser pejorativa. Ofende-se quem é chamado de
"coroa", mas a mesma pessoa pode sentir-se orgulhosa quando o
adjetivo escolhido é "animal".
Recentemente, pudemos ler a seguinte nota na revista "Veja":
"Bruna Lombardi estrela a edição de março da revista "Vip"
disposta a provar que uma cinquentona, com a genética e os ângulos certos, pode
continuar a ser considerada mulher". O recado social é claro: depois dos
50, perde-se a humanidade e a cidadania. Se não admitimos envelhecer, faz
sentido ignorar que é preciso ensinar crianças e jovens a respeitar os idosos,
não é? Fazemos de conta que quem é velho já morreu e pronto.
Respeitar o velho -escondido até na denominação "terceira idade" ou
"melhor idade"- não é apenas uma questão de bons modos. Respeitar o
idoso é reverenciar a experiência de vida, o conhecimento, a sabedoria
acumulada de quem viveu e aprendeu, de quem sofreu, de quem tem um passado e
uma história, de quem colaborou com a construção desse mundo e de quem deu a
vida a quem hoje é jovem. Respeitar o velho é preservar nossa memória, aceitar
o futuro e reconhecer o passado. Mas parece que o que vale hoje é o presente:
viver o aqui e o agora é imperativo. Vivendo assim, como será o amanhã?
Temos um problema: a população brasileira envelhece, e os dados do censo são
prova disso. Que contradição é essa que nos faz cegos a essa realidade? Ensinar
e estimular crianças e jovens a conviver com os velhos pode ser positivo para
ambos: aos mais novos, para que aprendam sobre a vida e a importância dos
vínculos afetivos e dos compromisso assumidos, e aos mais velhos, para que
ganhem um sopro de alegria, de entusiasmo, de esperança.
Uma amiga contou que, no supermercado, observou uma cena interessante. Uma
velha senhora fazia suas compras acompanhada da neta de mais ou menos 12 anos,
que, consciente da importância de seu papel, desempenhava-o de modo exemplar.
Apontava o que a avó precisava, perguntava as preferências dela, dirigia o
carrinho, fazia tudo o que fosse necessário para poupar a avó o mais que
pudesse. De tão inusitada, a cena chamou a atenção de outra mulher que não se
conteve e disse: "Muito bem, ajudando a avó a fazer compras; meus
parabéns!".
O lugar destinado ao velho em nossa sociedade se expressa na educação que damos
a filhos e alunos. Temos, no mínimo, um motivo bem egoísta para ter mais
cuidado com essa questão: vamos envelhecer. E nossos filhos também. Por
incrível que pareça.
ROSELY SAYÃO é
psicóloga, consultora em educação e autora de "Sexo é Sexo" (ed.
Companhia das Letras); e-mail: roselys@uol.com.br. – Folha de São Paulo,
caderno Equilíbrio, 27/3/2003.
Couro de Boi
Palmeira e Teddy Vieira
Gravação de Luizinho, Limeira
e Zezinha
Conheço um velho ditado
Que é do tempo do zagais
Diz que um pai trata dez filhos
Mas dez filhos não trata um pai
Sentindo o peso dos anos
Sem podê mais trabalhar
O velho peão estradeiro
Com o seu filho foi morá
E o rapais era casado
E a mulher deu de implicar
Você mande o velho embora
Se não quiser que eu vá
E o rapais coração duro
Com o velhinho foi fala.
Para o senhor se mudar
Meu pai eu vim lhe pedir
Hoje aqui da minha casa
O senhor tem que sair
Leva este couro de boi
Que eu acabei de curtir
P'ra lhe servir de coberta
Aonde o senhor dormir.
O pobre velho calado
Pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos
Que aquela cena assistiu
Correu atrás do avô
Seu palitó sacudiu
Metade daquele couro
Chorando ele pediu.
O velhinho comovido
P'ra não ver o neto chorando
Partiu o coro no meio
E ao netinho foi lhe dando
O menino chegou em casa
Seu pai foi lhe perguntando
P'ra que você qué esse couro
Que seu avô ia levando.
E o menino respondeu
Um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho
E comigo vem mora
Pode ser que aconteça
De nóis não se combinar
Esta metade de couro
Vou dar pro senhor levar.
Quase a metade nem é remunerada pelas
atividades que exerce
SABRINA
PETRY
O trabalho infantil, um dos mais graves
problemas sociais do Brasil, diminuiu na última década, mas ainda compromete o
desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17
anos. Em 1992, eles eram 19,6%. Em termos populacionais, significa que 5,4
milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva,
remunerada ou não.
Para quem não sabe, a lei brasileira não
permite o trabalho para menores de 14 anos e só admite que as pessoas de 14 a
16 anos sejam empregadas como aprendizes.
Mas a realidade contradiz a regra. Do
contingente de menores ocupados, quase um terço (1,83 milhão) trabalha o mesmo
tento que gente grande, cumprindo jornada integral, de 40 horas ou mais por
semana.
O levantamento do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatísticas) confirma aquilo que todo mundo sabe:
a maioria dos trabalhadores (45,2%)
exerce atividades domésticas e o setor agrícola é a que mais absorve a mão de
obra infantil: 43,4%.
Em um dado bastante assustador: 41,2% não
recebem nenhum salário pelo que fazem.
Quando se trata de crianças na faixa de 5 a 9 anos, chega a 92% o volume
daquelas que trabalham sem receber nenhuma remuneração.
Mesmo as que recebem salários tem de se
contentar com pouco: 41,5% ganham até meio salário mínimo, e 35,5% de meio a um
salário, aponta o estudo.
Para a secretária executiva do Fórum
Nacional de Preservação e Erradicação do trabalho Infantil, Isa Oliveira, “as altas
taxas de trabalho não- remunerado são uma evidência de que essas crianças
trabalham junto com a família, que é o que prevalece no país”.
Ela alerta, porém que “a criança também pode
estar sendo explorada, junto com o resto da família,trabalhando na lavoura de
cana ou em carvoarias. Se for num centro urbano, esse trabalho pode ser num
lixão, em que as condições são as piores possíveis”.
Além da injustiça social de exploração
dessa mão- de- obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil
traz uma conseqüência funesta: o afastamento da escola.
Os dados apontam que, entre crianças e
adolescentes que trabalha, 80,3% freqüentam a escola, enquanto essa taxa chega
a 91,1 quando se trata daqueles que são obrigados a trabalhar.
(Folha de S. Paulo, 21/4/2003. Folhateen.)
1)O texto informa e comenta os resultados de uma pesquisa sobre o
trabalho infantil em nosso país. No 1º parágrafo, além de informar, a
jornalista também emite uma opinião sobre a pesquisa. Essa opinião consiste na
ideia principal do texto, que é desenvolvida pelos parágrafos seguintes. De
acordo com o primeiro parágrafo:
a)O trabalho infantil em nosso país aumentou ou diminuiu?
b)Qual é o ponto de vista expresso pela jornalista, que constitui
a idéia principal do texto?
2)O parágrafo pode ser constituído de diferentes formas. Uma
delas, a mais comum, é a declaração inicial. Esse tipo de parágrafo é
introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por idéias secundárias.
Qual é a declaração inicial que abre o 1º parágrafo?
3)Outra forma de
desenvolvimento de parágrafo bastante comum é a comparação.Observe no 3º
parágrafo: que elementos são postos em comparação?
4)Outro tipo de desenvolvimento possível de parágrafo é o
estabelecimento de relações de causa e conseqüência, como ocorre no 9º
parágrafo. De acordo com esse parágrafo, que conseqüências o trabalho infantil
produz?
5)Outro desenvolvimento de parágrafo é a ilusão histórica. Nesse
tipo de desenvolvimento, é comum se utilizar o passado para comparar com o
presente. No texto lido, há alusão histórica? Se sim, identifique-a.
6)Também são comuns os parágrafos desenvolvidos a partir de uma
citação, ou seja, para fazer valer seu ponto de vista, o autor do texto utiliza
o pensamento de uma autoridade ou de um especialista no assunto. Também pode se
valer de dados de um órgão ou entidade que seja reconhecida na área.
a)
No texto lido há a citação do pensamento de um especialista. Em
qual parágrafo isso ocorre?
b)
Que outro tipo de citação existe no texto? Identifique-a.
7)No último parágrafo, a autora estabelece relação entre
criança/adolescente e escola.
a)A que conclusão ela chega?
b)Essa conclusão coincide com a ideia principal do texto, lançada
no 1º parágrafo?
8)Agora, escreva um texto argumentativo. Escolha uma das propostas
a seguir.
PROPOSTA 1
Muitas crianças ajudam
em casa, tomando conta de irmãos menores ou fazendo tarefas domésticas:
cozinhar, passar, limpar a casa, etc. Na sua opinião, a criança deve ou não
ajudar em casa? Se acha que sim, explique por que e em que condições esse
trabalho deve ocorrer. Se acha que não, explique por quê.
PROPOSTA 2
A lei de proteção à
criança e ao adolescente permite que o menor de 16 e maior de 14 anos trabalhe,
desde que seja na condição de aprendiz, isto é, durante certo tempo o
adolescente aprenderia determinada profissão e trabalharia um número reduzido
de horas, a fim de continuar os estudos. Contudo, o que se verifica na
realidade é que muitos adolescentes, para garantirem o emprego, deixam de
estudar e chegam a trabalhar 40 horas por semana, como os adultos.
Na sua opinião, a lei
que regula o trabalho do menor aprendiz, deve ser mantida?
PROPOSTA 3
Até alguns anos atrás,
as crianças do meio rural deixavam de ir à escola na época de colheita para
ajudar seus pais. Com o projeto Bolsa-Escola, o governo passou a pagar uma
pequena quantia mensal às famílias que têm filhos na escola, com a condição de
não faltarem. Essa iniciativa melhorou sensivelmente os índices de evasão e
reprovação escolar. O que você acha dessa iniciativa? Que outras iniciativas
poderiam ser tomadas pelo governo, a fim de manter a criança na escola?
LIVRO TODOS OS
TEXTOS 8ª SÉRIE P.129
Complete com as palavras abaixo que fazem a
articulação texto:
Então
– por outro lado – pois – que isso – nem todos –mas – porque – nossa opinião
–logo –nem todos.
|
O
Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de
suas águas, ______________, se não fizermos boas campanhas educativas para a
população, _______________ perderemos esse privilégio.
Em__________________,
já manifestada em artigos anteriores,as campanhas são necessárias _________________
muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando
torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
___________________
são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é
aumentar o preço da água.
Pensamos
_________________seria um verdadeiro absurdo, ______________ o preço da água
brasileira é um dos mais altos do mundo! ___________________, mesmo pagando
caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
Todos
sabemos que seria impossível viver sem água. ________________, a solução melhor
é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando
a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
(adaptado de Antonio Ermino de Moraes: Depois
da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião- 24/03/02)
1.
Qual é o tema do
artigo de opinião?
2.
Qual foi a
posição do autor em relação ao tema do artigo?
3.
Como ele
justificou sua opinião?
4.
Qual é outro
argumento que aparece no artigo?
5.
O autor é
favorável a esse argumento? Justifique sua resposta.
6.
Como o autor
conclui seu texto?
7.
Escolha um dos
temas abaixo e defenda a sua opinião sobre o assunto.
- Quanto mais cara a água, mais a população economizará.
- Não se pode deixar de lavar calçadas e automóveis, é um
caso de higiene.
- Não devo me preocupar com a água.
- É preciso alertar a população para o risco de não haver
mais água no futuro.
Família: como fazer
Talvez sendo rigorosa, creio que nas
escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer.
Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano,
ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma
importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela
nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa auto-estima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito,
ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus
pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha
nossa, mesmo assim nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.(LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44, p.25, 3 nov. 2004.
Ponto de Vista.)
01. Na
frase "Mas a família, esse chão
sobre o qual caminhamos por toda a vida ...", o uso da palavra sublinhada
mostra que, para a autora, a família
(A) apoia o indivíduo.
(B) resulta de escolha.
(C) propicia sucesso.
(D) agrada sempre.
02. No texto, a autora pretende provar que
(A) a família é
uma instituição importante.
(B) a relação familiar é sempre harmônica.
(C) os filhos nem sempre são talentosos.
(D) o pai deve sustentar toda a família.
03. Na frase "deixemos de lado os estereótipos...",
a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo
para o sentido, por
(A) fórmulas criativas.
(B) moldes antiquados.
(C) modelos desgastados.
(D) métodos inventivos.
04. De acordo com o texto, os membros de uma família
devem permanecer unidos quando
(A) existir entre seus membros uma relação
conflituosa.
(B) houver uma dependência entre jovens e adultos.
(C) existir preocupação dos filhos com os pais.
(D) houver aceitação e respeito entre seus
membros.
05. A opinião
da autora sobre a família se justifica, pois a família constitui o
(A) espaço para a formação
do indivíduo.
(B) tema recorrente de seu trabalho.
(C) tema de trabalho dos grandes filósofos.
(D) espaço de proteção
do ser humano.
06. Infere-se que, para
a autora, a família é
"misto de amor e de conflito", porque nela
existe
existe
(A) baixa estima e abandono.
(B) concordâncias e desencontros.
(C) segurança e rivalidade.
(D) indiferença e autonomia.
Retrato falado do Brasil
Sérgio Abranches
Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questão
social no Brasil e nos EUA?". Silêncio geral. Imaginei que os alunos não
tivessem lido o capítulo. Afirmaram que sim. Foi só então
que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O
sinal, característico, que retive como lição das formas sutis do
preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o único
negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas estão
constrangidos em falar de racismo na sua frente".
Esta cena se repete toda vez que falo em público
sobre a desigualdade racial no Brasil e há aquela pessoa negra, solitária,
na plateia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma
jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a única
pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatórias
para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se
sentiam desconfortáveis porque eu falava do "problema dela". "Ela" não
tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gênero
feminino e negra. Nascemos assim. O problema é
os outros não quererem ver a discriminação. Essa inversão
típica
é
que caracteriza a questão racial no Brasil. É como se os negros tivessem um
problema de cor, e não a sociedade o problema do preconceito.
(ABRANCHES, Sérgio. Retrato íatebo do Bvastt. Veja, São Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003.
Adaptação.)
7. O texto diz respeito à
(A) desigualdade
racial nos Estados Unidos.
(B) desigualdade racial no Brasil.
(C) diferença de oportunidades entre homens e mulheres.
(D) diferença de oportunidades entre ricos e pobres.
8. A sociedade não quer enxergar a discriminação
racial por achar que
(A) esse problema pertence ao negro.
(B) essa questão é
idêntica
nos EUA e no Brasil.
(C) muitos gerentes de banco são homens negros.
(D) a mulher negra tem oportunidades na carreira.
9. Em "Ela
não tinha problema, claro." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito
(A) do autor do texto.
(B) dos colegas da negra.
(C) da gerente negra.
(D) dos colegas negros.
10. As ideias desenvolvidas no texto revelam um autor
(A) solidário com os alunos brancos.
(B) compreensivo com os racistas.
(C) solidário com os negros.
(D) compreensivo com as mulheres.
Eles se conheceram na escola, onde cursavam a mesma classe. E foi o legítimo amor
à primeira vista. Uma semana depois já estavam namorando, e namorando firme. Eram desses namorados que fazem as pessoas suspirar e dizer baixinho: meu Deus, o amor é lindo. Ele, 17 anos, alto, forte, simpático;
ela, 16,
uma beleza rara. Logo estavam e visitando em casa. Os pais de ambos davam a maior força para o namoro e antecipavam
um casamento
no futuro:
os dois formavam
o casalzinho ideal. Inclusive arque gostavam das mesmas coisas: ler, ir ao cinema,
passear no parque.
Mas alguma coisa tinha de aparecer, não é mesmo? Alguma
coisa sempre aparece
para
perturbar mesmo o idílio mais
perfeito.
Foi o futebol.
Ele era maluco pelo esporte. Jogava num dos vários times da escola, no
qual era o goleiro. Um grande e esforçado goleiro, cujas defesas muitas vezes arrancavam
aplausos da torcida.
Ela costumava assistir às partidas. No começo nem gostava muito, mas
então passou a se interessar. Um dia disse
ao
namorado que queria
jogar também, no time das meninas da escola. Para surpresa dela, ele se mostrou radicalmente contrário à
idéia. Disse que futebol era coisa para homem, que ela acabaria se machucando. Se queria
praticar algum esporte, deveria escolher o vôlei. Ela ficou absolutamente revoltada com o
que considerou uma postura machista dele. Disse que iria começar a treinar de qualquer jeito.
Começou mesmo. E levava jeito para a coisa: driblava bem, tinha um chute potente. Só que aquilo azedava cada vez mais as relações entre eles. Discutiam com freqüência e acabaram decidindo dar um tempo. Uma notícia que deixou a todos consternados.
Passadas umas semanas, a surpresa: o time das meninas desafiou o time em que ele era goleiro para uma partida.
Ele tentou o possível para convencer os companheiros a não jogar com elas.
No fundo, porém, não queria se ver frente a frente com a namorada, ou ex-namorada. Os outros perceberam isso, disseram que era bobagem e o jogo foi marcado.
Ele estava tenso, nervoso. E não podia tirar os olhos dela. Agora tinha de admitir: jogava muito bem, a garota. Era tão rápida, quanto graciosa e, olhando-a, ele sentia que, apesar das discussões, ainda gostava dela.
De repente, o pênalti. Pênalti contra o time dos garotos. E ela foi designada para cobrá-Io. Ali estavam os dois, ele nervoso, ela absolutamente impassível. Correu para a bola - no último segundo ainda sorriu - e bateu forte. Um chute violento que ele,
bem posicionado, defendeu. Sob os aplausos da torcida.
O jogo terminou zero a zero. Eles se reconciliaram e agora estão firmes de novo.
Mas uma dúvida o persegue: será que ela não chutou a bola para que ele fizesse
a brilhante defesa? Não teria sido aquilo um gesto, par assim dizer, de reconciliação?
Ela se recusa a responder a essa pergunta. Diz que um pouco de mistério dá sabor ao namoro. E talvez tenha razão. O fato é que, desde então, ela já cobrou vários
pênaltis. E não errou nenhum.
01. Sobre o interesse da
moça pelo futebol, é correto afirmar que ela
(A) sempre fora maluca
pelo esporte.
(8) começou a gostar vendo o namorado
jogar.
(C) só se envolveu quando precisou cobrar um pênalti.
(D) passou a jogar
obrigada pelas outras meninas.
2.No quinto parágrafo, o uso dos advérbios "radicalmente" e "absolutamente" indica que
(A) nem a moça nem o rapaz estavam convictos quanto à posição que assumiram
na discussão.
(B)
embora o rapaz
tivesse se excedido, a moça
de forma alguma discordaria dele.
(C) a moça e o rapaz
agiram de modo refletido e ponderado mesmo em situações controversas.
(D)
a uma posição extrema do rapaz
correspondeu uma reação proporcional da moça.
3.O sentido dos trechos "foi o legítimo amor à primeira vista" e "os dois formavam o casalzinho ideal" é retomado, no texto, pela expressão
(A) idílio mais perfeito. (B) postura machista.
(C) jeito para a coisa. (D) dar um tempo.
4. O primeiro conflito que rompe a situação inicial de equilíbrio vivida pelos personagens localiza-se no (A) primeiro parágrafo. (B) sétimo parágrafo. (C) quinto parágrafo. (D) penúltimo parágrafo.
5. A afirmação, no segundo parágrafo, de que "Alguma coisa sempre aparece para perturbar" é confirmada no trecho do
texto:
(A) E talvez
tenha razão.
(B) Mas uma dúvida o persegue.
(C) Ele era maluco pelo esporte. (D) Sob os aplausos da torcida.
POR QUE LER
Uma pergunta frequente em círculos de pedagogos
é: por que o brasileiro lê tão pouco? Antes de mais nada, note-se, eles
esquecem que ler não é apenas ler livros. Ler a imprensa também é primordial.
Pode verificar as estatísticas: os maiores índices de leituras de jornais e
revistas estão nos países mais desenvolvidos do mundo. E agora há a leitura
pela Internet. Mas, claro, a falta do hábito de ler livros é triste. Não vamos falar em
analfabetismo funcional, pobreza etc. Pense nos que podem ler e não lêem. Que
desculpas dão? A mais comum é falta de tempo. Balela. Esta falta de tempo não
as impede de ver em média mais de três horas de TV por dia. Outra desculpa:
dinheiro. Concordo que livros são caros no Brasil, por um misto de razões
(escala, cartelização, incompetência), mas muita gente que vai ao cinema duas
vezes por semana - R$ 20, mais estacionamento - não compra um livro por semana
ou por quinzena, ao mesmo preço. (...)
E há uma terceira e mais grave desculpa: preguiça. "Ah,
tenho preguiça de ficar lendo aquela coisa
lenta, chata, comprida." É curioso como o adjetivo "chato" se
tornou autojustificável: "Então, você gostou do filme?" "Não,
achei muito chato." Não se dão nem o crédito de perguntar se eles é que
não perceberam o interesse que há naquele filme. Mas voltemos aos livros. As
pessoas acham chato ler porque estão perdendo a capacidade de concentração, de
sustentar em silêncio uma atenção contínua, num mundo carregado de trânsito,
videoclipe e cançãozinha. Mas reservar meia horinha por dia ou duas horas no fim de semana para a leitura de bons livros
é bem mais simples do que parece. (...)
Então quem é o bom leitor? É aquele que não troca o ardor
pelo argumento, mas que sabe que bom argumento é o que tem ardor (entusiasmo).
É o que não se ofende por uma opinião diferente e realmente está aberto a novas
ênfases (ideias) (...). É o que se concentra nas grandes ideias, não nos
pequenos erros. É uma ave rara. (...)
PISA, Daniel. Leituras, livros, leitores. São Paulo, O Estado de S. Paulo, (adaptado)
1. Segundo
o autor, "ler imprensa" é, entre outras, a
leitura
(A) de livros.
(B) de
jornal.
(C) pela
internet.
(D) de
filmes.
2. No segundo parágrafo, o autor insinua que um dos motivos do baixo
número de leitores no Brasil é
(A) o
analfabetismo funcional.
(B) a falta de motivação.
(C) o tempo de TV.
(D) a falta de dinheiro.
3. Segundo o
autor, as pessoas "acham chato ler", porque a leitura exige
(A) absorção e
contemplação.
(B) interesse e conforto.
(C) consumo e consistência.
(D) concordância e concessão.
4.. No último parágrafo, o autor afirma que bons leitores há
poucos com a seguinte
expressão
expressão
(A) "opiniões diferentes".
(B) "grandes
ideias".
(C) "pequenos
erros".
(D) "ave
rara".
5. No texto, o
autor defende a necessidade de se
(A) recuperar
a atividade de leitura.
(B) educar
o leitor.
(C) reduzir
o preço do livro.
(D) substituir
a televisão pelo livro.
6. No texto, o
autor, para aqueles que "podem ler e não lêem", apresenta uma proposta
direta:
direta:
(A) vá menos ao cinema.
(B) reserve um
tempo para a leitura.
(C) fundamente
seus argumentos.
(D) concentre-se
nos pequenos erros.
As questões de
números 07 a11 baseiam-se no artigo
abaixo.
Muito competente
em coisas sem importância
Um
presidente de empresa, falando sobre um funcionário, disse: “Ele é muito
competente em
coisas sem
importância. É pena que nas coisas realmente importantes ele não seja
competente.”
Conheci uma
diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de
computação”.
E de marketing?
E de pesquisa? E de mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para sua
função, não
faziam seus olhos brilharem.
Esse é um
problema recorrente nas organizações. Desde vendedores que criticam tudo na
empresa - mas não
visitam clientes, não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas - até
motoristas
muito competentes em criticar o chefe - mas que nada fazem para manter seus
veículos
em perfeitas
condições de uso. Isso para não falar de engenheiros, advogados e médicos,
cheios de
desejo de
status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e
não se
apressam em dar
seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e laudos. Ou mesmo de
secretárias que
organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar
um idioma
estrangeiro.
Ter pessoas
competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas.
Há pessoas
campeãs de relacionamento e amizade que se esquecem de que a empresa precisa de
profissionais
competentes em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas,
participem
e dêem
resultado.
Pessoas
competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo
e
energia em
coisas acidentais e periféricas a seu objetivo principal e, por isso, conseguem
o sucesso
que outras
desfocadas e dispersas jamais conseguirão.
Pense nisso.
Sucesso!
(MARINS, Luiz. TAM
Magazine, no 41, jul.2007, p.34)
7. A finalidade do
texto é mostrar o desafio das empresas para
(A) conseguir
secretárias bonitas e charmosas.
(B) ter
funcionários focados num objetivo principal.
(C) organizar
festas e eventos de grande porte.
(D) empregar tempo
e energia em assuntos banais.
8. O autor defende
a tese de que as empresas
(A) estão com um número
elevado de funcionários.
(B) possuem
motoristas e veículos possantes.
(C) sofrem com a
escassez de pessoas competentes.
(D) procuram
vendedores bons e honestos.
9. Identifique, nos
trechos abaixo, o momento que evidencia a fala direta do locutor (autor) com o
leitor.
(A) “Há pessoas
campeãs de relacionamento...”
(B) “Pessoas
competentes têm foco...”
(C) “Elas não
gastam tempo...”
(D) “Pense
nisso. Sucesso!”
10. Há falta de
profissionais competentes nas empresas porque
(A) há muitos
funcionários dispersos e desfocados.
(B) as pessoas
entendem tudo de computação.
(C) os motoristas
cuidam bem dos veículos.
(D) as secretárias
estudam idiomas estrangeiros.
11. Há pessoas com
opiniões diferentes em relação à tese defendida pelo autor. Para elas, basta
que a empresa tenha
funcionários
(A) éticos e
incompetentes.
(B) participantes e
indisciplinados.
(C) com bom
relacionamento e amizade.
(D) disciplinados e dispersos.
UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS
Um dos maiores erros que se cometem
quando se fala em TV, ou em Internet, é imaginar que a mídia nova acaba com a
velha. Gente apressada fala em morte do livro, como antes disso falou em superação do rádio. Até agora, nada disso
ocorreu, e por uma razão simples: cada mídia tem seu nicho, seu
lugar. Cada meio de comunicação atende a necessidades, a desejos, a anseios
diferentes. O enriquecedor é a gente saber lidar com todos e jogar com um para usar melhor o outro.
Compare o livro à tela de computador. O
livro é muito mais amistoso, mais fácil de manejar,
de levar, de possuir. A tela é
fria. Podemos variar as letras ('fonts'), mudar a cor, trocar as peles ('skins'), fazer o que
quiser: nada ainda se compara à invenção de Gutemberg para levar à praia,
ler na cama, dobrar pela lombada. Pouquíssima gente lê um texto longo na tela -
quase todos o imprimem e leem em papel, e ainda assim é mais
enfadonho que um livro, porque sai sempre no mesmo sulfite, na mesma tinta,
enquanto o livro varia bastante.
É verdade
que há mudanças que
eliminam uma mídia. Quando surgiu o livro, isto é, um
grande conjunto de folhas costuradas sob uma capa, ele venceu e depois liquidou
o rolo. Antes do livro (seu nome técnico é 'códice'), ler era uma
proeza, que exigia virar um longo rolo. Assim como imprimir um formulário contínuo e
depois lê-lo, sem soltar as páginas.
Difícil, não é? O códice é mais prático, e
contínua
vivo. Não foi por acaso que o maior defensor
da nova mídia, Bill Gates, gastou uma fortuna
para comprar um códice de Leonardo Da
Vinci.
O que isso tem a ver com a TV? Quero argumentar que o
procedimento avançado não é substituir um meio pelo
mais novo. Só num país em que tem charme
mostrar-se inculto, como no Brasil, uma ideia assim tola pode
prosperar.. O avançado é dominar os vários
meios. Nosso mundo exige que sejamos multímeios. É como saber várias línguas, conhecer vários países,
dominar vários
instrumentos.
RIBEIRO, Renato Janine. Uma aposta em todas as mídias. O Estado de S.
Paulo, 5/11/00, p.
1. Ao comparar os recursos
oferecidos pelo livro com os disponíveis no computador, o
texto afirma que a tela do computador é
texto afirma que a tela do computador é
(A) fria e enfadonha.
(B) fácil
de levar.
(C) amistosa.
(D) fácil
de ler.
2. No texto
defende-se a idéia de que o livro é
(A) uma mídia
enfadonha.
(B) uma mídia
ultrapassada.
(C) um invento superado pela internet.
(D) um meio de comunicação insubstituível.
3. Segundo o texto, é bom
apostar em todas as mídias porque
(A) ampliam o conhecimento.
(B) aumentam a tecnologia.
(C) desvalorizam as novidades.
(D) reduzem as informações.
4. O autor assume uma postura avaliativa ao dizer que
(A) o livro é muito mais amistoso do que a tela do computador.
(B) gente apressada fala em morte do livro.
(C) Bill Gates gastou uma fortuna para comprar um
códice.
(D) antes do livro, ler era uma proeza.
5. O texto "Uma aposta em todas as mídias"
defende a idéia de que
(A) a internet é uma mídia
que superou a TV.
(B) a tela do computador é mais fácil
de manejar.
(C) o livro perdeu sua importância depois do rádio.
(D) o mundo exige que as pessoas sejam
multimeios.
6. A afirmativa de que "o avanço é dominar
os vários
meios "justifica-se porque
(A) cada meio de comunicação atende a diferentes necessidades.
(B) cada novo meio de comunicação elimina a mídia anterior.
(C) os vários
meios de comunicação
reduzem o conhecimento.
(D) os vários
meios de comunicação
confundem as pessoas.
Adorei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito?
ResponderExcluirMeu e-mail é: caricasti@bol.com.br
Desde já agradeço sua atenção.
Rosely
Boa noite,
ExcluirAdorei os textos com as atividades. Gostaria de ter acesso as respostas. Se for possível enviar as respostas para o meu e-mail:mtrindadedecastro9@gmail.
agradeço,
Maria José
Boa noite,
ExcluirAdorei os textos com as atividades. Gostaria de ter acesso as respostas. Se for possível enviar as respostas para o meu e-mail:mtrindadedecastro9@gmail.
agradeço,
Maria José
Olá! Suas atividades são excelentes. Poderia me mandar o gabarito no e-mail glendarubia@gmail.com
ExcluirGrata
Glenda
Também adorei os exercícios, vc poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirmeu email é: soldebrotas@gmail.com
Grata
Solange
Oi desculpe esqueci de colocar o email...kkk tatifalq@hotmail.com,
Excluirpoderia mandar-me o gabarito para passar para meus ANJOS do 9º ano...Grata
Oi adorei as atividades,você poderia me enviar o gabarito por email deste já agradeço.
ResponderExcluirMeu email é edneiamoreira2008@hotmail.com
Gostei muito dos exercícios, poderia, por favor, enviar-me o gabarito piedadeteodoro@hotmail.com
ResponderExcluirobrigada
ola, pode enviar o gabarito para o meu email..?
ResponderExcluirrosangela.rocha.1@hotmail.com
Obrigada
Bom dia, teria como enviar o gabarito? natalialleto@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada
Boa noite, amei as atividades! Teria como enviar o gabarito por email? prof.soninhaport158@gmail.com
ResponderExcluirOlaaaa ameiiiiii poderia me enviar o gabarito por favor..... annapamariano@hotmail.com
ResponderExcluirProf Ana
Olá! Excelentes atividades! Só gostaria da gentileza de receber o gabarito no e-mail elisabethpsfreitas@gmail.com Obrigada!
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito por email
ResponderExcluirivana.balbino@gmail.com
parabéns as atividades são ótimas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsqueci o email
ResponderExcluircristiannerbd100@gmail.com
Esqueci o email
ResponderExcluircristiannerbd100@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, poderia me enviar o gabarito por favor? camilaberzuini@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Boa tarde!
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito? teodoro.gomes@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito por favor? iury_alves@outlook.com
desde já agradeço :)
Olá, pode me enviar o gabarito? anaklx4@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada
Olá, se possível gostaria de receber o gabarito das atividades. luziadecarvalho2@gmail.com Obrigada
ResponderExcluirOlá, se possível gostaria de receber o gabarito das atividades. luziadecarvalho2@gmail.com Obrigada
ResponderExcluirBom Dia, gostei muito dos exercícios sobre o texto Trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças e jovens, a possibilidade de vocês estar me enviando por e-mail o gabarito das questões por gentileza.
ResponderExcluirE-mail: gustavo.cristian36@gmail.com
Atividades muito boas! São de grande ajuda. Parabéns! Gostaria muitíssimo de receber os gabaritos! Meu email é imaculadasalvadorconceicao@gmail.com
ResponderExcluirDesde já, agradeço.
Um abraço,
Imaculada.
Atividades muito boas! São de grande ajuda. Parabéns! Gostaria muitíssimo de receber os gabaritos! Meu email é imaculadasalvadorconceicao@gmail.com
ResponderExcluirDesde já, agradeço.
Um abraço,
Imaculada.
Gostei bastante das atividades. Você poderia enviar os gabaritos para prof.silvia8@gmail.com. fico muito grata.
ResponderExcluirGostei bastante das atividades. Você poderia enviar os gabaritos para prof.silvia8@gmail.com. fico muito grata.
ResponderExcluirGostei bastante das atividades. Você poderia enviar os gabaritos para prof.silvia8@gmail.com. fico muito grata.
ResponderExcluirOlá, gostei muito. Poderia mandar o gabarito? Fico grata. adrianafurtadooabac@gmail.com
ResponderExcluirOlá, gostei muito das atividades. Poderia enviar os gabaritos? Desde já agradeço.
ResponderExcluirale.montre.alm@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei as atividades e também gostaria muito de poder receber o gabarito!! walfashion@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtambém adorei, teria como me eviar; laurayohanne@gmail.com
ResponderExcluirMuito boa as atividades propostas. Se fosse possível enviar-me o gabarito,ficaria muito grata. E-mail: valencar1969@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns, pelas atividades textos maravilhosos amei-os..Por gentileza envie para mim os gabaritos ,.cinira239@gmail.com. desde já agradeço atenção.
ResponderExcluirMuito bons! Poderia enviar os gabaritos para:
ResponderExcluircassiagz@gmail.com?
Obrigada!
Olá, gostei bastante do seu site e gostaria de receber o gabarito em meu e-mail, se possível hoje mesmo. Muito grata.
ResponderExcluirlarissalvcosta@outlook.com
Olá, gostaria de receber o gabarito em meu e-mail, se possível hoje mesmo. Muito grata. cristinabispus@gmail.com ou cristinabispus@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, gostaria de receber o gabarito em meu e-mail, se possível hoje mesmo. Muito grata. cristinabispus@gmail.com ou cristinabispus@hotmail.com
ResponderExcluirOlá! Adorei as atividades! Poderia enviar-me o gabarito? Obrigada. beth_mesquita@hotmail.com
ResponderExcluirOlá! Adorei as atividades! Poderia enviar-me o gabarito? Obrigada. beth_mesquita@hotmail.com
ResponderExcluirÓtimas atividades! Por gentileza, gostaria de receber o gabarito por e-mail juliocesarpains@yahoo.com.br
ResponderExcluirOlá, gostei muito das suas atividades.Por gentileza poderia enviar-me o gabarito por e-mail.Obrigada.
ResponderExcluirvilma.sn@hotmail.com
VC PODE ENVIAR O GABARITO? MUITO GRATA!!
ResponderExcluirjornalcomercio@gmail.com
voce pode me passar o gabarito com as respostas
ResponderExcluirpoderia me enviar o gabarito com resposta?
ResponderExcluirlurocampaner@hotmail.com
Aguardo
Att
Luciana
Oi poderia me mandar o gabarito?
ResponderExcluirpaolaplem2008@gmail.com
Olá Boa tarde ! achei ótimo os textos e os exercícios, gostaria se possível que me enviasse as respostas também, ou seja o gabarito . vicente.izabel@yahoo.com aguardo , obrigada
ResponderExcluirOlá, ótimas atividades, poderia enviar o gabarito? chelleduda@yahoo.com.br
ResponderExcluirGostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com
ResponderExcluirGostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com
ResponderExcluirGostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com
ResponderExcluirGostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito das atividades se não for incomodo! e-mail vagfurtuoso@gmail.com
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito por e-mail, por favor? sandra13quadros@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, muito bom seus textos.
ResponderExcluirPor favor, você poderia me enviar o gabarito?
crisdesouza @ig.com.br
Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirana-valeria-20@hotmail.com
Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirana-valeria-20@hotmail.com
Por gentileza poderia enviar o gabarito pro meu e-mail carmeml200959@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor, você poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirjocianecp@hotmail.com
por favor podem mandar o gabarito do texto de opiniao? EMAIL:joseluizsobota@gmail.com
ResponderExcluirpor favor podem mandar o gabarito do texto de opiniao? EMAIL:joseluizsobota@gmail.com
ResponderExcluirPor favor me envia o gabarito tenho dúvidas de responder algumas questões.
ResponderExcluirAguardo retorno!
Obrigada. (handrea.002@gmail.com)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpor favor enviar o gabarito tenho algumas dúvidas.
ResponderExcluire-mail:robervalbraz@hotmail.com
Ótimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com
ResponderExcluirÓtimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com
ResponderExcluirÓtimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com
ResponderExcluirÓtimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com
ResponderExcluirAs atividades são ótima, poderia me passar o gabarito por favor....julyjuly.c@hotmail.com
ResponderExcluirOlá sou professora e gostaria que me enviasse o gabarito das atividades.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
liliani_oliveir@hotmail.com
Olá sou professora e gostaria que me enviasse o gabarito das atividades.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
liliani_oliveir@hotmail.com
Muito bom, respondi, mas gostaria de saber o gabarito, pois fiquei em dúvida em algumas.
ResponderExcluirPoderia me mandar os gabaritos? riva.ldo@hotmail.com
ResponderExcluirhttp://educapilar.blogspot.com.br/2013/07/artigo-de-opiniao.html
gostaria do Gabarito também, obrigada.
ResponderExcluiremail: cristianemelo@outlook.com
Amei!!! Vc poderia me enviar o gabarito? Email: profpipoca@gmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Gostei bastante de suas atividades. Poderia me enviar o gabarito, por favor? andreiakvb@gmail.com
ResponderExcluirGostei bastante de suas atividades. Poderia me enviar o gabarito, por favor? andreiakvb@gmail.com
ResponderExcluirOla, boa noite! Tambem achei excelente suas atividades e gostaria do gabarito cristinatofanetto@gmail.com. Obrigada
ResponderExcluirOla, boa noite! Tambem achei excelente suas atividades e gostaria do gabarito cristinatofanetto@gmail.com. Obrigada
ResponderExcluirOla, adorei as atividades e gostaria do gabarito! angelimaopo@gmail.com Obrigada!
ResponderExcluirBoa noite, gostei muito dos exercícios, será muito útil! Seria possível também enviar-me o gabarito... elbasantossilva@yahoo.com.br
ResponderExcluirOlá. Adorei as atividades.
ResponderExcluirVocê poderia me enviar o gabarito?
marianaalves1021@yahoo.com.br
Obrigada!
Olá! obrigada pelas atividades!! Poderia me enviar os gabaritos, muito obrigada!
ResponderExcluirzenaideninello@hotmail.com
Boa tarde! Vc poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirAdorei as atividades, são de excelência e referencia. Poderia fazer a gentileza de me mandar o gabarito.
ResponderExcluirAntecipo meus agradecimentos na esperança de ser atendida.
Clarinha.teacher@hotmail.com
Amei!!! Gostaria de receber o gabarito rosanagata173@hotmail.com
ResponderExcluirOlá! Gostaria do gabarito. carla_procopio@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite....gostei das atividades...poderia me enviar o gabarito por e-mail: thabottoni@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite....gostei das atividades...poderia me enviar o gabarito por e-mail: thabottoni@hotmail.com
ResponderExcluirBoa tarde! Estou em um curso de formação e baixei seus exercícios e amei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito? Agradeço desde já!
ResponderExcluireuzziir1@gmail.com
Boa tarde! Estou em um curso de formação e baixei seus exercícios e amei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito? Agradeço desde já!
ResponderExcluireuzziir1@gmail.com
Por favor me mande o gabarito dessas atividades, marcia_35@outlook.com.
ResponderExcluirPor favor me mande o gabarito dessas atividades, marcia_35@outlook.com.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirGostei muito dos seus textos e atividades. Poderia enviar-me o gabarito, por favor? Meu e-mail é solband40@hotmail.com.
Obrigada!
Ola´!
ResponderExcluirPoderia enviar-me o gabarito?francisca.costa1@hotmail.com
Grata!
Francisca.
Ola´!
ResponderExcluirPoderia enviar-me o gabarito?francisca.costa1@hotmail.com
Grata!
Francisca.
Nosso!é o gênero que estou trabalhando,é ótimo vários em que possa trabalhar em turmas.Você poderia me enviar o gabarito ,para conferir.
ResponderExcluirNosso!é o gênero que estou trabalhando,é ótimo vários em que possa trabalhar em turmas.Você poderia me enviar o gabarito ,para conferir.
ResponderExcluirMeu Email é rosalaureano67@gmail
ResponderExcluirÉ nossa,eu troquei na hora da digitação
ResponderExcluirOla poderia me mandar o bararito, por favor
ResponderExcluircicabral@yahoo.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla poderia enviar o bararito, por favor.
ResponderExcluirnuele.anjos@hotmail.com
Obrigada!!
OLÁ, GOSTARIA DO GABARITO! jujulucio@gmail.com
ResponderExcluirSe conseguir o gabarito me envie, por favor. Obrigada! anahelenafmorais@gmail.com
ExcluirFavor me enviar gabarito. Excelentes atividades!!! anahelenafmorais@gmail.com
ResponderExcluirFavor me enviar o gabarito pelo e-mail anatoliamagalhaes@gmail.com Obrigada!!
ResponderExcluirFavor me enviar o gabarito pelo e-mail anatoliamagalhaes@gmail.com Obrigada!!
ResponderExcluirFavor me enviar o gabarito pelo e-mail anatoliamagalhaes@gmail.com Obrigada!!
ResponderExcluirAtividades interessantes e construtivas. Podes enviar o gabarito para mim, por favor? Meu e-mail é: mjrjulia3@gamil.com
ResponderExcluirOlá, gostei muito das atividades. Por favor, poderia me enviar o gabarito pelo e-mail menuzzo.e@gmail.com
ResponderExcluirparabens pelo trabalho.vc poderia me enviar o gabarito? meu e-mail é paulomayamoura@hotmail.com
ResponderExcluirBoa noite, gostei muito das atividades. Poderia, por gentileza, me enviar o gabarito? Meu e-mail é reisdedel@gmail.com
ResponderExcluirObrigada.
Boa noite, gostei muito das atividades. Poderia, por gentileza, me enviar o gabarito? Meu e-mail é reisdedel@gmail.com
ResponderExcluirObrigada.
Boa tarde, gostaria de receber o gabarito, pois gostei muito das atividades. Meu e-mail é cleubianalimanascimento@hotmail.com.
ResponderExcluirPor favor, você poderia me enviar o gabarito? phassistencia@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor, você poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirmarizete_souza14@hotmail.com
Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirdulceff@hotmail.com
Olá, recentemente minha professora aplicou uma prova baseado no texto "Família: Como Fazer", posso até dizer que ela copiou todas as questões na prova e gostaria de saber qual a real sequência de respostas.
ResponderExcluirse vc já recebeu o gabarito passa pra mim por favor.
Excluirjackison.fra13@gmail.com
Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirO mais rápido possível.
jackison.fra13@gmail.com
Boa noite, ótimas atividades. Poderia por gentileza enviar o gabarito para o meu email(carlajamilly@hotmail.com)
ResponderExcluirDesde já agradeço pela atenção.
gostaria do gabarito.Excelentes atividades(clarisse.barati@gmail.com)
ResponderExcluirAdorei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito?
ResponderExcluirDe resposta do texto trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças e jovens de Sabrina Peru
Meu email manjubafresca@gmail.
com
Adorei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito?
ResponderExcluirDe resposta do texto trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças e jovens de Sabrina Peru
Meu email manjubafresca@gmail.
com
Ola, excelentes atividades. Poderia enviar-me os gabaritos?cristinatofanetto@gmail.com
ResponderExcluirOla, excelentes atividades. Poderia enviar-me os gabaritos?cristinatofanetto@gmail.com
ResponderExcluirGostei muito das atividades. Caso tenha as sugestões de respostas poderia enviar para mim por email? carlichy2003@yahoo.com.br
ResponderExcluirDesde já agradeço,
Carla
Bom dia! Suas atividades são muito interessantes, se puderes enviar o gabarito, agradeço. Meu e-mail é: samara_hmr@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor, envie o gabarito das questões, pois estou utilizando essas atividades para estudo do meu filho,são ótimas. Meu email é cobscarloscobs@gmail.com
ResponderExcluirPor favor, envie o gabarito das questões, pois estou utilizando essas atividades para estudo do meu filho,são ótimas. Meu email é cobscarloscobs@gmail.com
ResponderExcluirPor favor, envie o gabarito das questões, leninhamm2011@hotmail.com
ResponderExcluirPor favor, envie o gabarito das questões, leninhamm2011@hotmail.com
ResponderExcluirOlá, amei as atividades. Se possível vc poderia me encaminhar o gabarito?
ResponderExcluirGrata.
monyka-s@uol.com.br
Ola!Por favor,envie o gabarito das questões.yaramora2@gmail.com
ResponderExcluirAdorei seus textos !
ResponderExcluirPor favor,poderia me enviar o gabarito das questões?
rfl.gusmao@gmail.com
Obrigada!
Você poderia enviar as respostas para o meu e-mail
ResponderExcluirskleusinha@hotmail.com . Preciso muito!
Adorei os artigos teria como enviar o gabarito do texto Trabalho infantil nanyschiavon@gmail.com
ResponderExcluirPor favor, envie o gabarito das questões, pedrohpsv@gmail.com
ResponderExcluirPoderia, por gentileza, encaminhar- me o gabarito.
ResponderExcluiresavegnagoestetica@gmail.com
Desde já grata!
Adorei sua proposta de trabalho, você poderia por favor me enviar o gabarito Para elvirarocha@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei sua proposta de trabalho, você poderia por favor me enviar o gabarito Para elvirarocha@hotmail.com
ResponderExcluirExcelente trabalho,adorei.Por gentileza poderia por favor me enviar o gabarito para yaramora2@gmail.com
ResponderExcluirOlá! Parabéns pelas atividades...
ResponderExcluirAdorei! Por favor, gostaria de receber o gabarito das atividades.
por gentileza, se puder me envie pelo email deboratavineeja@hotmail.com
muito obrigada e aguardo ansiosa.
Otimo trabalho, parabens! Gostaria de receber o gabarito das atividades, poderia enviar para meu email driotinha@gmail.com, ficarei muito agradecida, sucesso em seu trabalho!
ResponderExcluirOtimo trabalho, parabens! Gostaria de receber o gabarito das atividades, poderia enviar para meu email driotinha@gmail.com, ficarei muito agradecida, sucesso em seu trabalho!
ResponderExcluirConseguistes o gabarito?! Poderia disponibilizá-los para mim?!
ExcluirConseguistes o gabarito?! Poderia disponibilizá-los para mim?!
ExcluirExcelente textos. Gostaria de poder ter o gabarito. Meu e-mail: monique.lorena@icloud.com
ResponderExcluirgostei muito do material .Por gentileza envie_me o gabarito
ResponderExcluirnanuze@hotmail.com
Professora,
ResponderExcluirfiquei numa dúvida: qual é a resposta correta do texto "Família: como fazer"?
02. No texto, a autora pretende provar que
(A) a família é uma instituição importante.
(B) a relação familiar é sempre harmônica.
(C) os filhos nem sempre são talentosos.
(D) o pai deve sustentar toda a família.
04. De acordo com o texto, os membros de uma família devem permanecer unidos quando
(A) existir entre seus membros uma relação conflituosa.
(B) houver uma dependência entre jovens e adultos.
(C) existir preocupação dos filhos com os pais.
(D) houver aceitação e respeito entre seus membros.
05. A opinião da autora sobre a família se justifica, pois a família constitui o
(A) espaço para a formação do indivíduo.
(B) tema recorrente de seu trabalho.
(C) tema de trabalho dos grandes filósofos.
(D) espaço de proteção do ser humano.
Um abraço e muito obrigado.
Para resposta: carlossergiosantana@gmail.com
Olá adorei as atividades...poderia me enviar o gabarito? tulipa.siqueira@gmail.com
ResponderExcluirObrigada.
Olá adorei as atividades...poderia me enviar o gabarito? tulipa.siqueira@gmail.com
ResponderExcluirObrigada.
ÓTIMAS ATIVIDADES!
ResponderExcluirPOR FAVOR, ENVIE-ME O GABARITO.
ATT. ROSANE
rosanetozatti@gmail.com
ótimas !! se possível envie gabaritos.
ResponderExcluiranalucia9958@gmail.com
grata
ótimas !! se possível envie gabaritos.
ResponderExcluiranalucia9958@gmail.com
grata
ótimas !! se possível envie gabaritos.
ResponderExcluiranalucia9958@gmail.com
grata
Ziza Senna 20 de setembro de 2016
ResponderExcluirMuito bom! Você poderia enviar gabarito de "Família como fazer" e "Retrato falado do Brasil"? ziza_senna@hotmail.com
obrigado
Olá, gostei dos textos, poderia enviar os gabaritos?
ResponderExcluirmarcela.fernandasr@gmail.com
obrigada
Amei as atividades! Já desenvolvi quase todas! Se possível passe-me o gabarito. e-mail somaga22@outlook.com
ResponderExcluirObrigada.
Amei as atividades! Já desenvolvi quase todas! Se possível passe-me o gabarito. e-mail somaga22@outlook.com
ResponderExcluirObrigada.
Amei as atividades! Já desenvolvi quase todas! Se possível passe-me o gabarito. e-mail somaga22@outlook.com
ResponderExcluirObrigada.
Boa tarde, poderia me enviar o gabarito por email: lidiansouza@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei as atividades. Gostaria do gabarito. Meu e-mail:
ResponderExcluirbetotomaz@gmail.com
Pode enviar o gabarito? suzanajulia14@gmail.com
ResponderExcluirPode enviar o gabarito por favor? mayara4004leticia@gmail.com
ResponderExcluirBoa tarde!Os textos são ótimo! Gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirObrigada! glauciacarvalhomas@yahoo.com.br
Atividades muito boas! São de grande ajuda. Parabéns! Gostaria muitíssimo de receber os gabaritos! Meu email é gutyvieira@hotmail.com
ResponderExcluirDesde já, agradeço.
Um abraço,
Gutchenia
Parabéns pelos textos e excelentes atividades. Gostaria de receber os gabaritos. iodaliandrade@hotmail.com
ResponderExcluirAbraço.
Adorei os textos. Parabéns! Gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirmdomicilia@yahoo.com
Abraço.
Gostei bastante dos textos.Gostaria muito de receber os gabaritos. gabriel99g88@gmail.com
ResponderExcluirObrigado
Perfeitas as suas atividades. Adoraria receber o gabarito. Aguardo.
ResponderExcluiranapaula0030@terra.com.br
Amei as atividades. Parabéns!
ResponderExcluirGostaria de receber os gabaritos. duduvic-dri@hotmail.com
gostei muito de suas atividades poderia enviar-me o gabarito e-MAIL:almirgabrielo53@gmail.com
ResponderExcluirOI, adorei os execicios, poderia me enviar os gabaritos por email? mykaelem-eugenio@hotmail.com
ResponderExcluirOlá Bom dia. Gostaria de obter as respostas do texto "Família: como fazer". Meu email: hkennady@gmail.com
ResponderExcluirOlá! Como os demais adorei os exercícios e também gostaria de receber os gabaritos. Você pode me enviar os mesmos? Meu email:elisabeteroncador@hotmail.com
ResponderExcluirOieee parabéns pelo blog, adorei os textos, se for possível você me enviar os gabaritos dos textos: Por que ler/Muito competente em coisas sem importância/Uma aposta em todas as mídias/ Namoro e futebol. agradeço. email:jaqueineuriassantos@hotmail.com. Abraço.
ResponderExcluirOLá, gostei muito das atividades. Ótimas para o Ensino Médio, inclusive.
ResponderExcluirPoderia fazer o favor de me enviar os gabaritos. Email: claudia.adailjarbas@gmail.com. Aguardo. Desde já, agradeço. Abraço. Cláudia
OLá, gostei muito das atividades. Ótimas para o Ensino Médio, inclusive.
ResponderExcluirPoderia fazer o favor de me enviar os gabaritos. Email: claudia.adailjarbas@gmail.com. Aguardo. Desde já, agradeço. Abraço. Cláudia
Atividades ótimas! Gostaria de receber os gabaritos de todas se possível.
ResponderExcluirOlá gostei muito das atividades. Poderia por favor me enviar os gabaritos? e-mail helen_angel@msn.com. Desde já agradeço a atenção. Sandra
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirÓtimas atividades!
Gostaria de receber tbm o gabarito das atividades!
Att
email: alzenir.oliveira@uol.com.br
Olá gostei muito das atividades. Poderia por favor me enviar os gabaritos? e-mail carolinaxnavarro@hotmail.com
ResponderExcluirDesde já agradeço a atenção. Carolina
Poderia me enviar os gabaritos?
ResponderExcluirDesde já agradeço
Gostaria dos gabaritos. Pode me enviar, por favor?
ResponderExcluirprof.carlafarias@gmail.com
Olá pode mandar o gabarito por favor! Sirlene.262@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria dos gabaritos por favor! ana_paulacoelho@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria que me enviasse o gabarito, é urgente! natachamoraes15@icloud.com
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirtaticidreira@gmail.com
Obrigada!
Adorei! Por favor, pode me enviar o gabarito. bruna8641garcia@gmail.com
ResponderExcluirParabéns, adorei!Seria possível você me enviar o gabarito?
ResponderExcluirmonicadaniellanunes@hotmail.com
Olá! Excelente atividade. Parabéns. Gostaria de receber o gabarito.É possível?
ResponderExcluirclaudiauy@hotmail.com
MUITO BOM OS TEXTOS PARABÉNS QUERIA O GABARITO DO TEXTO PORQUE LER
ResponderExcluirMARIA.LEQUEIROGA@GMAIL.COM
Olá! Excelente atividade. Parabéns. Gostaria de receber o gabarito.É possível? jrdarcymota@gmail.com
ResponderExcluir