domingo, 14 de julho de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO

Menino de 9 anos é internado após agressão em escola
Agência Estado
O menino Marco Antônio, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída de uma Escola Estadual, anteontem, numa cidade próxima à região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. Marco terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias.
Segundo a mãe, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.
Na manhã de ontem, Marco acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, a mãe quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá — Marco é o mais velho dos irmãos. A delegada Maria José Quaresma, da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.
O caso, registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade”, disse a nota da Secretaria.
Agência Estado, 18/9/2009. (Para uso neste Caderno, os nomes, assim como outras informações que possam identificar os envolvidos, foram substituídos ou suprimidos).


  1. De acordo com as informações fornecidas pela notícia, qual foi o motivo mais provável da agressão?                  Pode-se concluir que o garoto foi agredido em razão da escalada de hostilidade (por parte dos colegas) motivada unicamente por sua gagueira.
  2. Segundo a mãe, Marco Antônio costuma ser alvo de “brincadeiras” dos colegas. Considerando o conjunto da notícia, que tipo de brincadeiras seria esse?    Por que teriam chegado a um nível tão elevado de violência?                      
Muito provavelmente as brincadeiras a que a mãe se refere seriam as hostilidades já mencionadas. Entre crianças e adolescentes, essas brincadeiras costumam ser chamadas de “zoação”. Atualmente esse tipo de comportamento é mais conhecido por bullying. Frequentemente, esses comportamentos provocam mal-estar e também distúrbios mais graves entre os alunos. Nesse caso, teriam chegado ao ponto da agressão física; ao que parece, por não terem sido, oportuna e eficazmente, questionados nem por adultos – pais, professores, funcionários - , nem por outros colegas.
  1. Na base desse caso de violência está o preconceito contra o que parece “estranho”, “fora do normal” etc. que outros casos freqüentes de intolerância é possível lembrar? Magros, gordos, narigudos, tímidos, “delicados”, com algum problema físico etc.
  2. O que é preconceito? Preconceitos são idéias preconcebidas que se apresentam como verdades tão bem estabelecidas que dispensariam argumentos: “os negros são inferiores aos brancos”; “as mulheres são menos inteligentes que os homens” tec.
  3. O que teria de ser feito para evitar esse tipo de violência? Seria possível estabelecer um consenso para todos? Uma forma eficaz de evitar e combater esse tipo de hostilidade e de violência é o debate aberto, constante e sistemático sobre questões incômodas que se manifestam no cotidiano, com vistas em estabelecer consensos sobre o que se deve e o que não se deve fazer.





Maioridade penal
      Contra:
Redução da idade penal
      Wandyr Zafalon
      Quando cenas violentas se repetem e repercutem por todo o território nacional, o assunto redução da idade penal volta com intensidade. Em primeiro lugar, não podemos deixar de entender e respeitar o sentimento de perda e luto dos parentes próximos. São inteiramente compreensíveis as manifestações de revolta e intenções de vingança surgidas em momentos tão inesperados e dolorosos. Revolta e vingança são mecanismos utilizados como forma de suportar a própria dor e podem até ajudar na elaboração do luto.
      Devemos ficar atentos, quando crimes violentos comovem toda a sociedade, para não permitirmos que nossas emoções cheguem a eliminar nossa própria racionalidade.
      Ao fazermos a pergunta: Quem é esse criminoso??? Na maioria das vezes, vamos deparar com respostas que nos levarão à seguinte conclusão: somos vítimas de vítimas.
      Pensando e sentindo assim, é fácil perceber que a sociedade precisa reduzir muitas outras coisas: reduzir a corrupção, reduzir a desigualdade social, reduzir a injustiça, reduzir os políticos desonestos, reduzir a falta de educação, porque ela, infelizmente, ainda não é para todos.
      Reduzir a idade penal isoladamente é apenas um desejo vingativo que faz emergir e transparecer a nossa própria violência.
      Muito se critica o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Porém, o mesmo já existe há mais de uma década, e pouco, muito pouco, saiu do papel. Nenhum governo (federal, estadual ou municipal) colocou em foco, como prioridade, os direitos que nossas crianças e adolescentes adquiriram e merecem. Os setores mais conservadores da sociedade criticam os defensores do ECA, que só enxergariam os "direitos". Mas esses direitos são tão básicos e elementares que mostram o tamanho do descaso com as causas sociais de nosso país. O estatuto quer toda criança e todo adolescente na escola; no esporte; nas artes; no meio de famílias com renda suficiente para proporcionar uma vida digna e qualificada.
      Enquanto tudo isso não vier, reduzir isoladamente a idade penal é se vingar, dos outros, por um crime cometido por nós mesmos. O não cumprimento de nossa parte, enquanto sociedade, é talvez mais violento do que a própria violência.
      Wandyr Zafalon Junior é psicólogo-clínico, em Araçatuba (Folha da Região, 25/11/2003)
      A favor
      93% dos mineiros são a favor da redução da maioridade penal
      Rodrigo Lopes
      BELO HORIZONTE - Uma pesquisa realizada de 12 a 18 deste mês em Belo Horizonte, mostra que 93% dos mineiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O Instituto Olhar ouviu 1200 pessoas, apenas 6% se manifestaram de forma contrária e 0,5% não sabem ou não responderam. A discussão sobre o tema ressurgiu após o assassinato do casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé, que teria sido comandado por um adolescente de 16 anos, em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo.
      O diretor do Instituto Olhar, Rodrigo Mendes Ribeiro, disse que resultado da pesquisa a influenciada pelo assassinato dos estudantes paulistas. Na pesquisa foram ouvidos moradores de nove regiões de Belo Horizonte, Oeste, Centro-Sul, Leste, Noroeste, Barreiro, Nordeste, Norte, Venda Nova e Pampulha, sendo 133 em cada uma delas. A margem de erro é de 2,9%. 28,4% dos entrevistados têm idade entre 20 e 29 anos; 23,9% entre 30 e 39 anos; 18,8% entre 40 e 49 anos e o mesmo percentual acima de 50 anos. Apenas 10,2% dos ouvidos têm entre 16 e 19 anos.
      A maior parte dos entrevistados, 39,8% tem grau de escolaridade médio, seguido do fundamental (5ª a 8ª série), 28,7% e 1ª a 4ª, 17,8%. Com ensino superior, manifestaram sua opinião 9,5% e sem estudos, 4,3%. (Jornal do Brasil, 23/11/2003)
      Proposta de redação
      Depois de ler os textos acima, redija um texto dissertativo de 30 linhas, emitindo sua opinião a respeito da maioridade penal. Faça rascunho, coloque título.
      CUIDADO! NÃO COPIE NADA DOS TEXTOS DE APOIO, REDIJA SUA DISSERTAÇÃO COM SUAS PALAVRAS.






Respeito aos idosos
      Proposta de redação
      Leia os textos abaixo e redija um texto dissertativo de 30 linhas sobre o tema:
      Jovem: biologicamente vigoroso, mas portador de uma pobre biografia. Velho: biologicamente debilitado, mas portador de uma densa biografia. Como conciliar isso, o novo e o velho, em nossa sociedade.
      Pôr título e fazer rascunho.
      Respeitar os idosos é aceitar o próprio futuro
      O que temos ensinado aos nossos filhos a respeito da velhice? Pelo jeito, não temos passado boas lições sobre o assunto, e quem levantou o tema de nossa conversa de hoje foi o pai de um bebê de dez meses. Em sua correspondência, ele conta que teve de ir a um ambulatório de um hospital e, na sala de espera, encontrou muita gente. Acomodados nas cadeiras disponíveis no local estavam vários jovens e adultos e, em pé, várias senhoras -com mais de 70 anos-, uma delas cega. Parece que ninguém "viu" as idosas, ou seja, ninguém cedeu o lugar mais confortável a elas.
      "O que aconteceu? De quem é a culpa pelo comportamento dessa geração que não se importa se um senhor com bengala está em pé com muito custo? Das escolas? Dos pais, que não ensinam o respeito aos outros -ou, se ensinam, praticam o oposto?" A indignação e a reflexão de nosso leitor, expressas nessas perguntas, fazem muito sentido. Só que pais e escolas não estão sozinhos nessa história.
      É bom lembrar que vivemos um tempo em que ninguém quer envelhecer: usamos todos os recursos para maquiar a idade e temos bons motivos para isso. O velho não é bem-visto -nem sequer é visto- pela sociedade. Quem tem mais de 50 anos tem dificuldade para arrumar emprego, encontrar um parceiro quando está sozinho, ter um programa de lazer adequado e ser respeitado pelas crianças e pelos jovens. A palavra "coroa" deixou de ter um sentido carinhoso -se é que um dia já teve- e passou a ser pejorativa. Ofende-se quem é chamado de "coroa", mas a mesma pessoa pode sentir-se orgulhosa quando o adjetivo escolhido é "animal".
      Recentemente, pudemos ler a seguinte nota na revista "Veja": "Bruna Lombardi estrela a edição de março da revista "Vip" disposta a provar que uma cinquentona, com a genética e os ângulos certos, pode continuar a ser considerada mulher". O recado social é claro: depois dos 50, perde-se a humanidade e a cidadania. Se não admitimos envelhecer, faz sentido ignorar que é preciso ensinar crianças e jovens a respeitar os idosos, não é? Fazemos de conta que quem é velho já morreu e pronto.
      Respeitar o velho -escondido até na denominação "terceira idade" ou "melhor idade"- não é apenas uma questão de bons modos. Respeitar o idoso é reverenciar a experiência de vida, o conhecimento, a sabedoria acumulada de quem viveu e aprendeu, de quem sofreu, de quem tem um passado e uma história, de quem colaborou com a construção desse mundo e de quem deu a vida a quem hoje é jovem. Respeitar o velho é preservar nossa memória, aceitar o futuro e reconhecer o passado. Mas parece que o que vale hoje é o presente: viver o aqui e o agora é imperativo. Vivendo assim, como será o amanhã?
      Temos um problema: a população brasileira envelhece, e os dados do censo são prova disso. Que contradição é essa que nos faz cegos a essa realidade? Ensinar e estimular crianças e jovens a conviver com os velhos pode ser positivo para ambos: aos mais novos, para que aprendam sobre a vida e a importância dos vínculos afetivos e dos compromisso assumidos, e aos mais velhos, para que ganhem um sopro de alegria, de entusiasmo, de esperança.
      Uma amiga contou que, no supermercado, observou uma cena interessante. Uma velha senhora fazia suas compras acompanhada da neta de mais ou menos 12 anos, que, consciente da importância de seu papel, desempenhava-o de modo exemplar. Apontava o que a avó precisava, perguntava as preferências dela, dirigia o carrinho, fazia tudo o que fosse necessário para poupar a avó o mais que pudesse. De tão inusitada, a cena chamou a atenção de outra mulher que não se conteve e disse: "Muito bem, ajudando a avó a fazer compras; meus parabéns!".
      O lugar destinado ao velho em nossa sociedade se expressa na educação que damos a filhos e alunos. Temos, no mínimo, um motivo bem egoísta para ter mais cuidado com essa questão: vamos envelhecer. E nossos filhos também. Por incrível que pareça.
      ROSELY SAYÃO é psicóloga, consultora em educação e autora de "Sexo é Sexo" (ed. Companhia das Letras); e-mail: roselys@uol.com.br. – Folha de São Paulo, caderno Equilíbrio, 27/3/2003.
Couro de Boi
      Palmeira e Teddy Vieira
      Gravação de Luizinho, Limeira
      e Zezinha
      Conheço um velho ditado
      Que é do tempo do zagais
      Diz que um pai trata dez filhos
      Mas dez filhos não trata um pai
      Sentindo o peso dos anos
      Sem podê mais trabalhar
      O velho peão estradeiro
      Com o seu filho foi morá
      E o rapais era casado
      E a mulher deu de implicar
      Você mande o velho embora
      Se não quiser que eu vá
      E o rapais coração duro
      Com o velhinho foi fala.
      Para o senhor se mudar
      Meu pai eu vim lhe pedir
      Hoje aqui da minha casa
      O senhor tem que sair
      Leva este couro de boi
      Que eu acabei de curtir
      P'ra lhe servir de coberta
      Aonde o senhor dormir.
      O pobre velho calado
      Pegou o couro e saiu
      Seu neto de oito anos
      Que aquela cena assistiu
      Correu atrás do avô
      Seu palitó sacudiu
      Metade daquele couro
      Chorando ele pediu.
      O velhinho comovido
      P'ra não ver o neto chorando
      Partiu o coro no meio
      E ao netinho foi lhe dando
      O menino chegou em casa
      Seu pai foi lhe perguntando
      P'ra que você qué esse couro
      Que seu avô ia levando.
      E o menino respondeu
      Um dia vou me casar
      O senhor vai ficar velho
      E comigo vem mora
      Pode ser que aconteça
      De nóis não se combinar
      Esta metade de couro
      Vou dar pro senhor levar.
 TRABALHO INFANTIL COMPROMETE 5,4 MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS
                                  Quase a metade nem é remunerada pelas atividades que exerce
                                                         SABRINA PETRY
     O trabalho infantil, um dos mais graves problemas sociais do Brasil, diminuiu na última década, mas ainda compromete o desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17 anos. Em 1992, eles eram 19,6%. Em termos populacionais, significa que 5,4 milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva, remunerada ou não.
     Para quem não sabe, a lei brasileira não permite o trabalho para menores de 14 anos e só admite que as pessoas de 14 a 16 anos sejam empregadas como aprendizes.
     Mas a realidade contradiz a regra. Do contingente de menores ocupados, quase um terço (1,83 milhão) trabalha o mesmo tento que gente grande, cumprindo jornada integral, de 40 horas ou mais por semana.
     O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) confirma aquilo que todo mundo sabe: a  maioria dos trabalhadores (45,2%) exerce atividades domésticas e o setor agrícola é a que mais absorve a mão de obra infantil: 43,4%.
     Em um dado bastante assustador: 41,2% não recebem nenhum  salário pelo que fazem. Quando se trata de crianças na faixa de 5 a 9 anos, chega a 92% o volume daquelas que trabalham sem receber nenhuma remuneração.
     Mesmo as que recebem salários tem de se contentar com pouco: 41,5% ganham até meio salário mínimo, e 35,5% de meio a um salário, aponta o estudo.
     Para a secretária executiva do Fórum Nacional de Preservação e Erradicação do trabalho Infantil, Isa Oliveira, “as altas taxas de trabalho não- remunerado são uma evidência de que essas crianças trabalham junto com a família, que é o que prevalece no país”.
  Ela alerta, porém que “a criança também pode estar sendo explorada, junto com o resto da família,trabalhando na lavoura de cana ou em carvoarias. Se for num centro urbano, esse trabalho pode ser num lixão, em que as condições são as piores possíveis”.
     Além da injustiça social de exploração dessa mão- de- obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil traz uma conseqüência funesta: o afastamento da escola.
      Os dados apontam que, entre crianças e adolescentes que trabalha, 80,3% freqüentam a escola, enquanto essa taxa chega a 91,1 quando se trata daqueles que são obrigados a trabalhar.
     
                                                                                   (Folha de  S. Paulo, 21/4/2003. Folhateen.)





1)O texto informa e comenta os resultados de uma pesquisa sobre o trabalho infantil em nosso país. No 1º parágrafo, além de informar, a jornalista também emite uma opinião sobre a pesquisa. Essa opinião consiste na ideia principal do texto, que é desenvolvida pelos parágrafos seguintes. De acordo com o primeiro parágrafo:
a)O trabalho infantil em nosso país aumentou ou diminuiu?
b)Qual é o ponto de vista expresso pela jornalista, que constitui a idéia principal do texto?
2)O parágrafo pode ser constituído de diferentes formas. Uma delas, a mais comum, é a declaração inicial. Esse tipo de parágrafo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por idéias secundárias. Qual é a declaração inicial que abre o 1º parágrafo?
3)Outra forma  de desenvolvimento de parágrafo bastante comum é a comparação.Observe no 3º parágrafo: que elementos são postos em comparação?
4)Outro tipo de desenvolvimento possível de parágrafo é o estabelecimento de relações de causa e conseqüência, como ocorre no 9º parágrafo. De acordo com esse parágrafo, que conseqüências o trabalho infantil produz?
5)Outro desenvolvimento de parágrafo é a ilusão histórica. Nesse tipo de desenvolvimento, é comum se utilizar o passado para comparar com o presente. No texto lido, há alusão histórica? Se sim, identifique-a.
6)Também são comuns os parágrafos desenvolvidos a partir de uma citação, ou seja, para fazer valer seu ponto de vista, o autor do texto utiliza o pensamento de uma autoridade ou de um especialista no assunto. Também pode se valer de dados de um órgão ou entidade que seja reconhecida na área.
a)            No texto lido há a citação do pensamento de um especialista. Em qual parágrafo isso ocorre?
b)            Que outro tipo de citação existe no texto? Identifique-a.
7)No último parágrafo, a autora estabelece relação entre criança/adolescente e escola.
a)A que conclusão ela chega?
b)Essa conclusão coincide com a ideia principal do texto, lançada no 1º parágrafo?     
8)Agora, escreva um texto argumentativo. Escolha uma das propostas a seguir.
PROPOSTA 1
     Muitas crianças ajudam em casa, tomando conta de irmãos menores ou fazendo tarefas domésticas: cozinhar, passar, limpar a casa, etc. Na sua opinião, a criança deve ou não ajudar em casa? Se acha que sim, explique por que e em que condições esse trabalho deve ocorrer. Se acha que não, explique por quê.
PROPOSTA 2
     A lei de proteção à criança e ao adolescente permite que o menor de 16 e maior de 14 anos trabalhe, desde que seja na condição de aprendiz, isto é, durante certo tempo o adolescente aprenderia determinada profissão e trabalharia um número reduzido de horas, a fim de continuar os estudos. Contudo, o que se verifica na realidade é que muitos adolescentes, para garantirem o emprego, deixam de estudar e chegam a trabalhar 40 horas por semana, como os adultos.
     Na sua opinião, a lei que regula o trabalho do menor aprendiz, deve ser mantida?
PROPOSTA 3
     Até alguns anos atrás, as crianças do meio rural deixavam de ir à escola na época de colheita para ajudar seus pais. Com o projeto Bolsa-Escola, o governo passou a pagar uma pequena quantia mensal às famílias que têm filhos na escola, com a condição de não faltarem. Essa iniciativa melhorou sensivelmente os índices de evasão e reprovação escolar. O que você acha dessa iniciativa? Que outras iniciativas poderiam ser tomadas pelo governo, a fim de manter a criança na escola?


LIVRO  TODOS OS TEXTOS 8ª SÉRIE   P.129


 TEXTO DE OPINIÃO- UMA ANÁLISE
Complete  com as palavras abaixo que fazem a articulação texto:
Então – por outro lado – pois – que isso – nem todos –mas – porque – nossa opinião –logo –nem todos.
            O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, ______________, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, _______________ perderemos esse privilégio.
            Em__________________, já manifestada em artigos anteriores,as campanhas são necessárias _________________ muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
            ___________________ são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.
            Pensamos _________________seria um verdadeiro absurdo, ______________ o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! ___________________, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
            Todos sabemos que seria impossível viver sem água. ________________, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
(adaptado de Antonio Ermino de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião- 24/03/02)
1.      Qual é o tema do artigo de opinião?
2.      Qual foi a posição do autor em relação ao tema do artigo?
3.      Como ele justificou sua opinião?
4.      Qual é outro argumento que aparece no artigo?
5.      O autor é favorável a esse argumento? Justifique sua resposta.
6.      Como o autor conclui seu texto?
7.      Escolha um dos temas abaixo e defenda a sua opinião sobre o assunto.
            - Quanto mais cara a água, mais a população economizará.
            - Não se pode deixar de lavar calçadas e automóveis, é um caso de higiene.
            - Não devo me preocupar com a água.
            - É preciso alertar a população para o risco de não haver mais água no futuro.



Família: como fazer
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa auto-estima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo assim nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.(LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44, p.25, 3 nov. 2004. Ponto de Vista.)
01.  Na frase "Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida ...", o uso da palavra sublinhada mostra que, para a autora, a família
(A)   apoia o indivíduo.
(B)   resulta de escolha.
(C)  propicia sucesso.
(D)  agrada sempre.
02. No texto, a autora pretende provar que
(A)  a família é uma instituição importante.
(B)  a relação familiar é sempre harmônica.
(C)  os filhos nem sempre são talentosos.
(D)  o pai deve sustentar toda a família.
03. Na frase "deixemos de lado os estereótipos...", a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por
(A)  fórmulas criativas.
(B)  moldes antiquados.
(C)  modelos desgastados.
(D)  métodos inventivos.
04. De acordo com o texto, os membros de uma família devem permanecer unidos quando
(A)  existir entre seus membros uma relação conflituosa.
(B)  houver uma dependência entre jovens e adultos.
(C)  existir preocupação dos filhos com os pais.
(D)  houver aceitação e respeito entre seus membros.
05.  A opinião da autora sobre a família se justifica, pois a família constitui o
(A)  espaço para a formação do indivíduo.
(B)  tema recorrente de seu trabalho.
(C)  tema de trabalho dos grandes filósofos.
(D)  espaço de proteção do ser humano.
06.  Infere-se que, para a autora, a família é "misto de amor e de conflito", porque nela
      existe
(A)  baixa estima e abandono.
(B)  concordâncias e desencontros.
(C)  segurança e rivalidade.
(D)  indiferença e autonomia.

Retrato falado do Brasil
Sérgio Abranches
Comecei a aula com uma pergunta: "O que diferencia a questão social no Brasil e nos EUA?". Silêncio geral. Imaginei que os alunos não tivessem lido o capítulo. Afirmaram que sim. Foi só então que eu, imaturo, sem o olhar treinado para capturar atitudes e comportamentos em pequenos gestos, percebi o constrangimento da turma. O sinal, característico, que retive como lição das formas sutis do preconceito era o olhar coletivo de soslaio para o único negro na sala. Dirigi-me a ele e denunciei: "Seus colegas estão constrangidos em falar de racismo na sua frente".
Esta cena se repete toda vez que falo em público sobre a desigualdade racial no Brasil e há aquela pessoa negra, solitária, na plateia. Recentemente, numa palestra para gerentes de um banco, havia uma jovem gerente negra. Uma das raras mulheres e a única pessoa negra. Enfrentou duas correntes discriminatórias para estar ali: ser negra e ser mulher. Os colegas se sentiam desconfortáveis porque eu falava do "problema dela". "Ela" não tinha problema, claro. Era uma pessoa natural, do gênero feminino e negra. Nascemos assim. O problema é os outros não quererem ver a discriminação. Essa inversão típica é que caracteriza a questão racial no Brasil. É como se os negros tivessem um problema de cor, e não a sociedade o problema do preconceito.
(ABRANCHES, Sérgio. Retrato íatebo do Bvastt. Veja, São Paulo, ano 36, n. 46, p. 27, nov. 2003.
Adaptação.)
7.    O texto diz respeito à
(A)   desigualdade racial nos Estados Unidos.
(B)   desigualdade racial no Brasil.
(C)   diferença de oportunidades entre homens e mulheres.
(D)   diferença de oportunidades entre ricos e pobres.
8.    A sociedade não quer enxergar a discriminação racial por achar que
(A)   esse problema pertence ao negro.
(B)  essa questão é idêntica nos EUA e no Brasil.
(C)  muitos gerentes de banco são homens negros.
(D)  a mulher negra tem oportunidades na carreira.
9.  Em  "Ela não tinha problema,  claro." o termo destacado foi empregado para demonstrar o preconceito
(A)  do autor do texto.
(B)   dos colegas da negra.
(C)   da gerente negra.
(D)   dos colegas negros.
10.   As ideias desenvolvidas no texto revelam um autor
(A)   solidário com os alunos brancos.
(B)  compreensivo com os racistas.
(C)  solidário com os negros.
(D)  compreensivo com as mulheres.




 Namoro e Futebol
Eles se conheceram na escola, onde cursavam a mesma classe. E foi o legítimo amor à primeira vista. Uma semana depois já estavam namorando, e namorando firme. Eram desses namorados que fazem as pessoas suspirar e dizer baixinho: meu Deus, o amor é lindo. Ele, 17 anos, alto, forte, simpático; ela, 16, uma beleza rara. Logo estavam e visitando em casa. Os pais de ambos davam a maior força para o namoro e antecipavam um casamento no futuro: os dois formavam o casalzinho ideal. Inclusive arque gostavam das mesmas coisas: ler, ir ao cinema, passear no parque.
Mas alguma coisa tinha de aparecer, não é mesmo? Alguma coisa sempre aparece para perturbar mesmo o idílio mais perfeito.
Foi o futebol.
Ele era maluco pelo esporte. Jogava num dos vários times da escola, no qual era o goleiro. Um grande e esforçado goleiro, cujas defesas muitas vezes arrancavam aplausos da torcida.
Ela costumava assistir às partidas. No começo nem gostava muito, mas então passou a se interessar. Um dia disse ao namorado que queria jogar também, no time das meninas da escola. Para surpresa dela, ele se mostrou radicalmente contrário à idéia. Disse que futebol era coisa para homem, que ela acabaria se machucando. Se queria praticar algum esporte, deveria escolher o vôlei. Ela ficou absolutamente revoltada com o que considerou uma postura machista dele. Disse que iria começar a treinar de qualquer jeito.
Começou mesmo. E levava jeito para a coisa: driblava bem, tinha um chute potente. Só que aquilo azedava cada vez mais as relações entre eles. Discutiam com freqüência e acabaram decidindo dar um tempo. Uma notícia que deixou a todos consternados.
Passadas umas semanas, a surpresa: o time das meninas desafiou o time em que ele era goleiro para uma partida.
Ele tentou o possível para convencer os companheiros a não jogar com elas. No fundo, porém, não queria se ver frente a frente com a namorada, ou ex-namorada. Os outros perceberam isso, disseram que era bobagem e o jogo foi marcado.
Ele estava tenso, nervoso. E não podia tirar os olhos dela. Agora tinha de admitir: jogava muito bem, a garota. Era tão rápida, quanto graciosa e, olhando-a, ele sentia que, apesar das discussões, ainda gostava dela.
De repente, o pênalti. Pênalti contra o time dos garotos. E ela foi designada para cobrá-Io. Ali estavam os dois, ele nervoso, ela absolutamente impassível. Correu para a bola - no último segundo ainda sorriu - e bateu forte. Um chute violento que ele, bem posicionado, defendeu. Sob os aplausos da torcida.
O jogo terminou zero a zero. Eles se reconciliaram e agora estão firmes de novo.
Mas uma dúvida o persegue: será que ela não chutou a bola para que ele fizesse a brilhante defesa? Não teria sido aquilo um gesto, par assim dizer, de reconciliação?
Ela se recusa a responder a essa pergunta. Diz que um pouco de mistério dá sabor ao namoro. E talvez tenha razão. O fato é que, desde então, ela já cobrou vários pênaltis. E não errou nenhum.

01. Sobre o interesse da moça pelo futebol, é correto afirmar que ela
(A) sempre fora maluca pelo esporte.
(8) começou a gostar vendo o namorado jogar.
(C) só se envolveu quando precisou cobrar um pênalti.
(D) passou a jogar obrigada pelas outras meninas.                             
2.No quinto parágrafo, o uso dos advérbios "radicalmente" e "absolutamente" indica que
          (A)  nem a moça nem o rapaz estavam convictos quanto à posição que assumiram na discussão.
(B)  embora o rapaz tivesse se excedido, a moça de forma alguma discordaria dele.
          (C)  a moça e o rapaz agiram de modo refletido e ponderado mesmo em situações controversas.
(D)  a uma posição extrema do rapaz correspondeu uma reação proporcional da moça.                           

3.O sentido dos trechos "foi o legítimo amor à primeira vista" e "os dois formavam o casalzinho ideal" é retomado, no texto, pela expressão                                                                                               (A) idílio mais perfeito.               (B) postura machista.  (C) jeito para a coisa.   (D) dar um tempo.                 

4. O primeiro conflito que rompe a situação inicial de equilíbrio vivida pelos personagens localiza-se no              (A) primeiro parágrafo.  (B) sétimo parágrafo.   (C) quinto parágrafo. (D) penúltimo parágrafo.                                                                         

5. A afirmação, no segundo parágrafo, de que "Alguma coisa sempre aparece para perturbar" é confirmada no trecho do texto:                                                                                                               (A) E talvez tenha razão.  (B) Mas uma dúvida o persegue.   (C) Ele era maluco pelo esporte.    (D) Sob os aplausos da torcida.



POR QUE LER                                                                                             Uma pergunta frequente em círculos de pedagogos é: por que o brasileiro lê tão pouco? Antes de mais nada, note-se, eles esquecem que ler não é apenas ler livros. Ler a imprensa também é primordial. Pode verificar as estatísticas: os maiores índices de leituras de jornais e revistas estão nos países mais desenvolvidos do mundo. E agora há a leitura pela Internet.                                                                                                       Mas, claro, a falta do hábito de ler livros é triste. Não vamos falar em analfabetismo funcional, pobreza etc. Pense nos que podem ler e não lêem. Que desculpas dão? A mais comum é falta de tempo. Balela. Esta falta de tempo não as impede de ver em média mais de três horas de TV por dia. Outra desculpa: dinheiro. Concordo que livros são caros no Brasil, por um misto de razões (escala, cartelização, incompetência), mas muita gente que vai ao cinema duas vezes por semana - R$ 20, mais estacionamento - não compra um livro por semana ou por quinzena, ao mesmo preço. (...)         E há uma terceira e mais grave desculpa: preguiça. "Ah, tenho preguiça de ficar lendo aquela coisa lenta, chata, comprida." É curioso como o adjetivo "chato" se tornou autojustificável: "Então, você gostou do filme?" "Não, achei muito chato." Não se dão nem o crédito de perguntar se eles é que não perceberam o interesse que há naquele filme. Mas voltemos aos livros. As pessoas acham chato ler porque estão perdendo a capacidade de concentração, de sustentar em silêncio uma atenção contínua, num mundo carregado de trânsito, videoclipe e cançãozinha. Mas reservar meia horinha por dia ou duas horas no fim de semana para a leitura de bons livros é bem mais simples do que parece. (...)                                                                                                         Então quem é o bom leitor? É aquele que não troca o ardor pelo argumento, mas que sabe que bom argumento é o que tem ardor (entusiasmo). É o que não se ofende por uma opinião diferente e realmente está aberto a novas ênfases (ideias) (...). É o que se concentra nas grandes ideias, não nos pequenos erros. É uma ave rara. (...)
PISA, Daniel. Leituras, livros, leitores. São Paulo, O Estado de S. Paulo, (adaptado)
1.      Segundo o autor, "ler imprensa" é, entre outras, a leitura
(A)    de livros.
(B)    de jornal.         
(C)    pela internet.
(D)    de filmes.
2.  No segundo parágrafo, o autor insinua que um dos motivos do baixo número de leitores no Brasil é
(A)    o analfabetismo funcional. 
(B)   a falta de motivação.
(C)   o tempo de TV.
(D)   a falta de dinheiro.
3.     Segundo o autor, as pessoas "acham chato ler", porque a leitura exige
(A)   absorção e contemplação.
(B)   interesse e conforto.
(C)   consumo e consistência.
(D)   concordância e concessão.
4..    No último parágrafo, o autor afirma que bons leitores há poucos com a seguinte
        expressão
(A)   "opiniões diferentes".
(B)   "grandes ideias".
(C)   "pequenos erros".
(D)   "ave rara".
5.     No texto, o autor defende a necessidade de se
(A)   recuperar a atividade de leitura.
(B)   educar o leitor.
(C)   reduzir o preço do livro.
(D)   substituir a televisão pelo livro.
6.     No texto, o autor, para aqueles que "podem ler e não lêem", apresenta uma proposta
       
direta:
(A)   vá menos ao cinema.
(B)   reserve um tempo para a leitura.
(C)   fundamente seus argumentos.
(D)   concentre-se nos pequenos erros.


As questões de números 07 a11  baseiam-se no artigo abaixo.
Muito competente em coisas sem importância
Um presidente de empresa, falando sobre um funcionário, disse: “Ele é muito competente em
coisas sem importância. É pena que nas coisas realmente importantes ele não seja competente.”
Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação”.
E de marketing? E de pesquisa? E de mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para sua
função, não faziam seus olhos brilharem.
Esse é um problema recorrente nas organizações. Desde vendedores que criticam tudo na
empresa -  mas não visitam clientes, não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas -  até
motoristas muito competentes em criticar o chefe -  mas que nada fazem para manter seus veículos
em perfeitas condições de uso. Isso para não falar de engenheiros, advogados e médicos, cheios de
desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e não se
apressam em dar seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e laudos. Ou mesmo de
secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar
um idioma estrangeiro.
Ter pessoas competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas.
Há pessoas campeãs de relacionamento e amizade que se esquecem de que a empresa precisa de
profissionais competentes em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas, participem
e dêem resultado.
Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo e
energia em coisas acidentais e periféricas a seu objetivo principal e, por isso, conseguem o sucesso
que outras desfocadas e dispersas jamais conseguirão.
Pense nisso. Sucesso!
(MARINS, Luiz. TAM Magazine, no 41, jul.2007, p.34)

7. A finalidade do texto é mostrar o desafio das empresas para
(A) conseguir secretárias bonitas e charmosas.
(B) ter funcionários focados num objetivo principal.
(C) organizar festas e eventos de grande porte.
(D) empregar tempo e energia em assuntos banais.

8. O autor defende a tese de que as empresas
(A) estão com um número elevado de funcionários.
(B) possuem motoristas e veículos possantes.
(C) sofrem com a escassez de pessoas competentes.
(D) procuram vendedores bons e honestos.

9. Identifique, nos trechos abaixo, o momento que evidencia a fala direta do locutor (autor) com o
leitor.
(A) “Há pessoas campeãs de relacionamento...
(B) “Pessoas competentes têm foco...
(C) “Elas não gastam tempo...
(D) “Pense nisso. Sucesso!”

10. Há falta de profissionais competentes nas empresas porque
(A) há muitos funcionários dispersos e desfocados.
(B) as pessoas entendem tudo de computação.
(C) os motoristas cuidam bem dos veículos.
(D) as secretárias estudam idiomas estrangeiros.

11. Há pessoas com opiniões diferentes em relação à tese defendida pelo autor. Para elas, basta
que a empresa tenha funcionários
(A) éticos e incompetentes.
(B) participantes e indisciplinados.
(C) com bom relacionamento e amizade.
(D) disciplinados e dispersos.



UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS
Um dos maiores erros que se cometem quando se fala em TV, ou em Internet, é imaginar que a mídia nova acaba com a velha. Gente apressada fala em morte do livro, como antes disso falou em superação do rádio. Até agora, nada disso ocorreu, e por uma razão simples: cada mídia tem seu nicho, seu lugar. Cada meio de comunicação atende a necessidades, a desejos, a anseios diferentes. O enriquecedor é a gente saber lidar com todos e jogar com um para usar melhor o outro.
Compare o livro à tela de computador. O livro é muito mais amistoso, mais fácil de manejar, de levar, de possuir. A tela é fria. Podemos variar as letras ('fonts'), mudar a cor, trocar as peles ('skins'), fazer o que quiser: nada ainda se compara à invenção de Gutemberg para levar à praia, ler na cama, dobrar pela lombada. Pouquíssima gente lê um texto longo na tela - quase todos o imprimem e leem em papel, e ainda assim é mais enfadonho que um livro, porque sai sempre no mesmo sulfite, na mesma tinta, enquanto o livro varia bastante.
É verdade que há mudanças que eliminam uma mídia. Quando surgiu o livro, isto é, um grande conjunto de folhas costuradas sob uma capa, ele venceu e depois liquidou o rolo. Antes do livro (seu nome técnico é 'códice'), ler era uma proeza, que exigia virar um longo rolo. Assim como imprimir um formulário contínuo e depois lê-lo, sem soltar as páginas. Difícil, não é? O códice é mais prático, e contínua vivo. Não foi por acaso que o maior defensor da nova mídia, Bill Gates, gastou uma fortuna para comprar um códice de Leonardo Da Vinci.
O que isso tem a ver com a TV? Quero argumentar que o procedimento avançado não é substituir um meio pelo mais novo. Só num país em que tem charme mostrar-se inculto, como no Brasil, uma ideia assim tola pode prosperar.. O avançado é dominar os vários meios. Nosso mundo exige que sejamos multímeios. É como saber várias línguas, conhecer vários países, dominar vários instrumentos.
RIBEIRO, Renato Janine. Uma aposta em todas as mídias. O Estado de S. Paulo, 5/11/00, p.


1.     Ao comparar os recursos oferecidos pelo livro com os disponíveis no computador, o
  texto afirma que a tela do computador
é
(A)   fria e enfadonha.
(B)   fácil de levar.
(C)   amistosa.
(D)   fácil de ler.
2.     No texto defende-se a idéia de que o livro é
(A)   uma mídia enfadonha.
(B)   uma mídia ultrapassada.
(C)   um invento superado pela internet.
(D)   um meio de comunicação insubstituível.
3.     Segundo o texto, é bom apostar em todas as mídias porque
(A)   ampliam o conhecimento.
(B)   aumentam a tecnologia.
(C)   desvalorizam as novidades.
(D)   reduzem as informações.
4.     O autor assume uma postura avaliativa ao dizer que
(A)   o livro é muito mais amistoso do que a tela do computador.
(B)   gente apressada fala em morte do livro.
(C)   Bill Gates gastou uma fortuna para comprar um códice.
(D)   antes do livro, ler era uma proeza.
5.     O texto "Uma aposta em todas as mídias" defende a idéia de que
(A)   a internet é uma mídia que superou a TV.
(B)   a tela do computador é mais fácil de manejar.
(C)   o livro perdeu sua importância depois do rádio.
(D)   o mundo exige que as pessoas sejam multimeios.
6.     A afirmativa de que "o avanço é dominar os vários meios "justifica-se porque
(A)   cada meio de comunicação atende a diferentes necessidades.
(B)   cada novo meio de comunicação elimina a mídia anterior.
(C)   os vários meios de comunicação reduzem o conhecimento.
(D)   os vários meios de comunicação confundem as pessoas.





250 comentários:

  1. Adorei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito?
    Meu e-mail é: caricasti@bol.com.br
    Desde já agradeço sua atenção.
    Rosely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Adorei os textos com as atividades. Gostaria de ter acesso as respostas. Se for possível enviar as respostas para o meu e-mail:mtrindadedecastro9@gmail.
      agradeço,
      Maria José

      Excluir
    2. Boa noite,
      Adorei os textos com as atividades. Gostaria de ter acesso as respostas. Se for possível enviar as respostas para o meu e-mail:mtrindadedecastro9@gmail.
      agradeço,
      Maria José

      Excluir
    3. Olá! Suas atividades são excelentes. Poderia me mandar o gabarito no e-mail glendarubia@gmail.com

      Grata
      Glenda

      Excluir
  2. Também adorei os exercícios, vc poderia me enviar o gabarito?
    meu email é: soldebrotas@gmail.com

    Grata

    Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desculpe esqueci de colocar o email...kkk tatifalq@hotmail.com,
      poderia mandar-me o gabarito para passar para meus ANJOS do 9º ano...Grata

      Excluir
  3. Oi adorei as atividades,você poderia me enviar o gabarito por email deste já agradeço.
    Meu email é edneiamoreira2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dos exercícios, poderia, por favor, enviar-me o gabarito piedadeteodoro@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. ola, pode enviar o gabarito para o meu email..?
    rosangela.rocha.1@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, teria como enviar o gabarito? natalialleto@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, amei as atividades! Teria como enviar o gabarito por email? prof.soninhaport158@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olaaaa ameiiiiii poderia me enviar o gabarito por favor..... annapamariano@hotmail.com
    Prof Ana

    ResponderExcluir
  9. Olá! Excelentes atividades! Só gostaria da gentileza de receber o gabarito no e-mail elisabethpsfreitas@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. gostaria de receber o gabarito por email
    ivana.balbino@gmail.com
    parabéns as atividades são ótimas

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Esqueci o email
    cristiannerbd100@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Esqueci o email
    cristiannerbd100@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá, poderia me enviar o gabarito por favor? camilaberzuini@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    Poderia me enviar o gabarito? teodoro.gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    Poderia me enviar o gabarito por favor? iury_alves@outlook.com
    desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
  19. Olá, pode me enviar o gabarito? anaklx4@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá, se possível gostaria de receber o gabarito das atividades. luziadecarvalho2@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá, se possível gostaria de receber o gabarito das atividades. luziadecarvalho2@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia, gostei muito dos exercícios sobre o texto Trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças e jovens, a possibilidade de vocês estar me enviando por e-mail o gabarito das questões por gentileza.
    E-mail: gustavo.cristian36@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Atividades muito boas! São de grande ajuda. Parabéns! Gostaria muitíssimo de receber os gabaritos! Meu email é imaculadasalvadorconceicao@gmail.com
    Desde já, agradeço.
    Um abraço,
    Imaculada.

    ResponderExcluir
  24. Atividades muito boas! São de grande ajuda. Parabéns! Gostaria muitíssimo de receber os gabaritos! Meu email é imaculadasalvadorconceicao@gmail.com
    Desde já, agradeço.
    Um abraço,
    Imaculada.

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante das atividades. Você poderia enviar os gabaritos para prof.silvia8@gmail.com. fico muito grata.

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante das atividades. Você poderia enviar os gabaritos para prof.silvia8@gmail.com. fico muito grata.

    ResponderExcluir
  27. Gostei bastante das atividades. Você poderia enviar os gabaritos para prof.silvia8@gmail.com. fico muito grata.

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostei muito. Poderia mandar o gabarito? Fico grata. adrianafurtadooabac@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, gostei muito das atividades. Poderia enviar os gabaritos? Desde já agradeço.
    ale.montre.alm@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Amei as atividades e também gostaria muito de poder receber o gabarito!! walfashion@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. também adorei, teria como me eviar; laurayohanne@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Muito boa as atividades propostas. Se fosse possível enviar-me o gabarito,ficaria muito grata. E-mail: valencar1969@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Parabéns, pelas atividades textos maravilhosos amei-os..Por gentileza envie para mim os gabaritos ,.cinira239@gmail.com. desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
  36. Muito bons! Poderia enviar os gabaritos para:
    cassiagz@gmail.com?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostei bastante do seu site e gostaria de receber o gabarito em meu e-mail, se possível hoje mesmo. Muito grata.

    larissalvcosta@outlook.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, gostaria de receber o gabarito em meu e-mail, se possível hoje mesmo. Muito grata. cristinabispus@gmail.com ou cristinabispus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, gostaria de receber o gabarito em meu e-mail, se possível hoje mesmo. Muito grata. cristinabispus@gmail.com ou cristinabispus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá! Adorei as atividades! Poderia enviar-me o gabarito? Obrigada. beth_mesquita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá! Adorei as atividades! Poderia enviar-me o gabarito? Obrigada. beth_mesquita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Ótimas atividades! Por gentileza, gostaria de receber o gabarito por e-mail juliocesarpains@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Olá, gostei muito das suas atividades.Por gentileza poderia enviar-me o gabarito por e-mail.Obrigada.
    vilma.sn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. VC PODE ENVIAR O GABARITO? MUITO GRATA!!
    jornalcomercio@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. voce pode me passar o gabarito com as respostas

    ResponderExcluir
  46. poderia me enviar o gabarito com resposta?
    lurocampaner@hotmail.com
    Aguardo
    Att
    Luciana

    ResponderExcluir
  47. Oi poderia me mandar o gabarito?
    paolaplem2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Olá Boa tarde ! achei ótimo os textos e os exercícios, gostaria se possível que me enviasse as respostas também, ou seja o gabarito . vicente.izabel@yahoo.com aguardo , obrigada

    ResponderExcluir
  49. Olá, ótimas atividades, poderia enviar o gabarito? chelleduda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Gostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Gostei muito das atividades. Você poderia enviar o gabarito de todas pelo e-mail? belmont_slima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. gostaria de receber o gabarito das atividades se não for incomodo! e-mail vagfurtuoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Poderia me enviar o gabarito por e-mail, por favor? sandra13quadros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Olá, muito bom seus textos.
    Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    crisdesouza @ig.com.br

    ResponderExcluir
  57. Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    ana-valeria-20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    ana-valeria-20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. Por gentileza poderia enviar o gabarito pro meu e-mail carmeml200959@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    jocianecp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. por favor podem mandar o gabarito do texto de opiniao? EMAIL:joseluizsobota@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. por favor podem mandar o gabarito do texto de opiniao? EMAIL:joseluizsobota@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Por favor me envia o gabarito tenho dúvidas de responder algumas questões.

    Aguardo retorno!

    Obrigada. (handrea.002@gmail.com)

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. por favor enviar o gabarito tenho algumas dúvidas.
    e-mail:robervalbraz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Ótimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Ótimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Ótimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. Ótimas atividades! Por favor envie o gabarito para o e-mail: mariacilene_batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. As atividades são ótima, poderia me passar o gabarito por favor....julyjuly.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. Olá sou professora e gostaria que me enviasse o gabarito das atividades.
    Desde já agradeço.
    liliani_oliveir@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Olá sou professora e gostaria que me enviasse o gabarito das atividades.
    Desde já agradeço.
    liliani_oliveir@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Muito bom, respondi, mas gostaria de saber o gabarito, pois fiquei em dúvida em algumas.

    ResponderExcluir
  74. Poderia me mandar os gabaritos? riva.ldo@hotmail.com

    http://educapilar.blogspot.com.br/2013/07/artigo-de-opiniao.html

    ResponderExcluir
  75. gostaria do Gabarito também, obrigada.
    email: cristianemelo@outlook.com

    ResponderExcluir
  76. Amei!!! Vc poderia me enviar o gabarito? Email: profpipoca@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Gostei bastante de suas atividades. Poderia me enviar o gabarito, por favor? andreiakvb@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Gostei bastante de suas atividades. Poderia me enviar o gabarito, por favor? andreiakvb@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Ola, boa noite! Tambem achei excelente suas atividades e gostaria do gabarito cristinatofanetto@gmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  80. Ola, boa noite! Tambem achei excelente suas atividades e gostaria do gabarito cristinatofanetto@gmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Ola, adorei as atividades e gostaria do gabarito! angelimaopo@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, gostei muito dos exercícios, será muito útil! Seria possível também enviar-me o gabarito... elbasantossilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  83. Olá. Adorei as atividades.
    Você poderia me enviar o gabarito?
    marianaalves1021@yahoo.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  84. Olá! obrigada pelas atividades!! Poderia me enviar os gabaritos, muito obrigada!
    zenaideninello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde! Vc poderia me enviar o gabarito?

    ResponderExcluir
  86. Adorei as atividades, são de excelência e referencia. Poderia fazer a gentileza de me mandar o gabarito.
    Antecipo meus agradecimentos na esperança de ser atendida.
    Clarinha.teacher@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Amei!!! Gostaria de receber o gabarito rosanagata173@hotmail.com

    ResponderExcluir
  88. Olá! Gostaria do gabarito. carla_procopio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. Boa noite....gostei das atividades...poderia me enviar o gabarito por e-mail: thabottoni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Boa noite....gostei das atividades...poderia me enviar o gabarito por e-mail: thabottoni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde! Estou em um curso de formação e baixei seus exercícios e amei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito? Agradeço desde já!
    euzziir1@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde! Estou em um curso de formação e baixei seus exercícios e amei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito? Agradeço desde já!
    euzziir1@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Por favor me mande o gabarito dessas atividades, marcia_35@outlook.com.

    ResponderExcluir
  94. Por favor me mande o gabarito dessas atividades, marcia_35@outlook.com.

    ResponderExcluir
  95. Boa noite!
    Gostei muito dos seus textos e atividades. Poderia enviar-me o gabarito, por favor? Meu e-mail é solband40@hotmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  96. Ola´!
    Poderia enviar-me o gabarito?francisca.costa1@hotmail.com
    Grata!
    Francisca.

    ResponderExcluir
  97. Ola´!
    Poderia enviar-me o gabarito?francisca.costa1@hotmail.com
    Grata!
    Francisca.

    ResponderExcluir
  98. Nosso!é o gênero que estou trabalhando,é ótimo vários em que possa trabalhar em turmas.Você poderia me enviar o gabarito ,para conferir.

    ResponderExcluir
  99. Nosso!é o gênero que estou trabalhando,é ótimo vários em que possa trabalhar em turmas.Você poderia me enviar o gabarito ,para conferir.

    ResponderExcluir
  100. É nossa,eu troquei na hora da digitação

    ResponderExcluir
  101. Ola poderia me mandar o bararito, por favor
    cicabral@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Ola poderia enviar o bararito, por favor.
    nuele.anjos@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  104. OLÁ, GOSTARIA DO GABARITO! jujulucio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conseguir o gabarito me envie, por favor. Obrigada! anahelenafmorais@gmail.com

      Excluir
  105. Favor me enviar gabarito. Excelentes atividades!!! anahelenafmorais@gmail.com

    ResponderExcluir
  106. Favor me enviar o gabarito pelo e-mail anatoliamagalhaes@gmail.com Obrigada!!

    ResponderExcluir
  107. Favor me enviar o gabarito pelo e-mail anatoliamagalhaes@gmail.com Obrigada!!

    ResponderExcluir
  108. Favor me enviar o gabarito pelo e-mail anatoliamagalhaes@gmail.com Obrigada!!

    ResponderExcluir
  109. Atividades interessantes e construtivas. Podes enviar o gabarito para mim, por favor? Meu e-mail é: mjrjulia3@gamil.com

    ResponderExcluir
  110. Olá, gostei muito das atividades. Por favor, poderia me enviar o gabarito pelo e-mail menuzzo.e@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. parabens pelo trabalho.vc poderia me enviar o gabarito? meu e-mail é paulomayamoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Boa noite, gostei muito das atividades. Poderia, por gentileza, me enviar o gabarito? Meu e-mail é reisdedel@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  113. Boa noite, gostei muito das atividades. Poderia, por gentileza, me enviar o gabarito? Meu e-mail é reisdedel@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  114. Boa tarde, gostaria de receber o gabarito, pois gostei muito das atividades. Meu e-mail é cleubianalimanascimento@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  115. Por favor, você poderia me enviar o gabarito? phassistencia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    marizete_souza14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    dulceff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  118. Olá, recentemente minha professora aplicou uma prova baseado no texto "Família: Como Fazer", posso até dizer que ela copiou todas as questões na prova e gostaria de saber qual a real sequência de respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc já recebeu o gabarito passa pra mim por favor.
      jackison.fra13@gmail.com

      Excluir
  119. Por favor, você poderia me enviar o gabarito?
    O mais rápido possível.
    jackison.fra13@gmail.com

    ResponderExcluir
  120. Boa noite, ótimas atividades. Poderia por gentileza enviar o gabarito para o meu email(carlajamilly@hotmail.com)
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  121. gostaria do gabarito.Excelentes atividades(clarisse.barati@gmail.com)

    ResponderExcluir
  122. Adorei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito?
    De resposta do texto trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças e jovens de Sabrina Peru
    Meu email manjubafresca@gmail.
    com

    ResponderExcluir
  123. Adorei os exercícios. Teria como enviar-me o gabarito?
    De resposta do texto trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças e jovens de Sabrina Peru
    Meu email manjubafresca@gmail.
    com

    ResponderExcluir
  124. Ola, excelentes atividades. Poderia enviar-me os gabaritos?cristinatofanetto@gmail.com

    ResponderExcluir
  125. Ola, excelentes atividades. Poderia enviar-me os gabaritos?cristinatofanetto@gmail.com

    ResponderExcluir
  126. Gostei muito das atividades. Caso tenha as sugestões de respostas poderia enviar para mim por email? carlichy2003@yahoo.com.br
    Desde já agradeço,
    Carla

    ResponderExcluir
  127. Bom dia! Suas atividades são muito interessantes, se puderes enviar o gabarito, agradeço. Meu e-mail é: samara_hmr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  128. Por favor, envie o gabarito das questões, pois estou utilizando essas atividades para estudo do meu filho,são ótimas. Meu email é cobscarloscobs@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Por favor, envie o gabarito das questões, pois estou utilizando essas atividades para estudo do meu filho,são ótimas. Meu email é cobscarloscobs@gmail.com

    ResponderExcluir
  130. Por favor, envie o gabarito das questões, leninhamm2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  131. Por favor, envie o gabarito das questões, leninhamm2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  132. Olá, amei as atividades. Se possível vc poderia me encaminhar o gabarito?
    Grata.
    monyka-s@uol.com.br

    ResponderExcluir
  133. Ola!Por favor,envie o gabarito das questões.yaramora2@gmail.com

    ResponderExcluir
  134. Adorei seus textos !
    Por favor,poderia me enviar o gabarito das questões?
    rfl.gusmao@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  135. Você poderia enviar as respostas para o meu e-mail
    skleusinha@hotmail.com . Preciso muito!

    ResponderExcluir
  136. Adorei os artigos teria como enviar o gabarito do texto Trabalho infantil nanyschiavon@gmail.com

    ResponderExcluir
  137. Por favor, envie o gabarito das questões, pedrohpsv@gmail.com

    ResponderExcluir
  138. Poderia, por gentileza, encaminhar- me o gabarito.
    esavegnagoestetica@gmail.com

    Desde já grata!

    ResponderExcluir
  139. Adorei sua proposta de trabalho, você poderia por favor me enviar o gabarito Para elvirarocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  140. Adorei sua proposta de trabalho, você poderia por favor me enviar o gabarito Para elvirarocha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  141. Excelente trabalho,adorei.Por gentileza poderia por favor me enviar o gabarito para yaramora2@gmail.com




    ResponderExcluir
  142. Olá! Parabéns pelas atividades...
    Adorei! Por favor, gostaria de receber o gabarito das atividades.
    por gentileza, se puder me envie pelo email deboratavineeja@hotmail.com
    muito obrigada e aguardo ansiosa.

    ResponderExcluir
  143. Otimo trabalho, parabens! Gostaria de receber o gabarito das atividades, poderia enviar para meu email driotinha@gmail.com, ficarei muito agradecida, sucesso em seu trabalho!

    ResponderExcluir
  144. Otimo trabalho, parabens! Gostaria de receber o gabarito das atividades, poderia enviar para meu email driotinha@gmail.com, ficarei muito agradecida, sucesso em seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguistes o gabarito?! Poderia disponibilizá-los para mim?!

      Excluir
    2. Conseguistes o gabarito?! Poderia disponibilizá-los para mim?!

      Excluir
  145. Excelente textos. Gostaria de poder ter o gabarito. Meu e-mail: monique.lorena@icloud.com

    ResponderExcluir
  146. gostei muito do material .Por gentileza envie_me o gabarito
    nanuze@hotmail.com

    ResponderExcluir
  147. Professora,
    fiquei numa dúvida: qual é a resposta correta do texto "Família: como fazer"?
    02. No texto, a autora pretende provar que
    (A) a família é uma instituição importante.
    (B) a relação familiar é sempre harmônica.
    (C) os filhos nem sempre são talentosos.
    (D) o pai deve sustentar toda a família.

    04. De acordo com o texto, os membros de uma família devem permanecer unidos quando
    (A) existir entre seus membros uma relação conflituosa.
    (B) houver uma dependência entre jovens e adultos.
    (C) existir preocupação dos filhos com os pais.
    (D) houver aceitação e respeito entre seus membros.

    05. A opinião da autora sobre a família se justifica, pois a família constitui o
    (A) espaço para a formação do indivíduo.
    (B) tema recorrente de seu trabalho.
    (C) tema de trabalho dos grandes filósofos.
    (D) espaço de proteção do ser humano.

    Um abraço e muito obrigado.
    Para resposta: carlossergiosantana@gmail.com


    ResponderExcluir
  148. Olá adorei as atividades...poderia me enviar o gabarito? tulipa.siqueira@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  149. Olá adorei as atividades...poderia me enviar o gabarito? tulipa.siqueira@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  150. ÓTIMAS ATIVIDADES!
    POR FAVOR, ENVIE-ME O GABARITO.
    ATT. ROSANE
    rosanetozatti@gmail.com

    ResponderExcluir
  151. ótimas !! se possível envie gabaritos.
    analucia9958@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  152. ótimas !! se possível envie gabaritos.
    analucia9958@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  153. ótimas !! se possível envie gabaritos.
    analucia9958@gmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  154. Ziza Senna 20 de setembro de 2016
    Muito bom! Você poderia enviar gabarito de "Família como fazer" e "Retrato falado do Brasil"? ziza_senna@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  155. Olá, gostei dos textos, poderia enviar os gabaritos?
    marcela.fernandasr@gmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  156. Amei as atividades! Já desenvolvi quase todas! Se possível passe-me o gabarito. e-mail somaga22@outlook.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  157. Amei as atividades! Já desenvolvi quase todas! Se possível passe-me o gabarito. e-mail somaga22@outlook.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  158. Amei as atividades! Já desenvolvi quase todas! Se possível passe-me o gabarito. e-mail somaga22@outlook.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  159. Boa tarde, poderia me enviar o gabarito por email: lidiansouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. Adorei as atividades. Gostaria do gabarito. Meu e-mail:
    betotomaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  161. Pode enviar o gabarito? suzanajulia14@gmail.com

    ResponderExcluir
  162. Pode enviar o gabarito por favor? mayara4004leticia@gmail.com

    ResponderExcluir
  163. Boa tarde!Os textos são ótimo! Gostaria de receber o gabarito.
    Obrigada! glauciacarvalhomas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  164. Atividades muito boas! São de grande ajuda. Parabéns! Gostaria muitíssimo de receber os gabaritos! Meu email é gutyvieira@hotmail.com
    Desde já, agradeço.
    Um abraço,
    Gutchenia

    ResponderExcluir
  165. Parabéns pelos textos e excelentes atividades. Gostaria de receber os gabaritos. iodaliandrade@hotmail.com
    Abraço.

    ResponderExcluir
  166. Adorei os textos. Parabéns! Gostaria de receber o gabarito.
    mdomicilia@yahoo.com
    Abraço.

    ResponderExcluir
  167. Gostei bastante dos textos.Gostaria muito de receber os gabaritos. gabriel99g88@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  168. Perfeitas as suas atividades. Adoraria receber o gabarito. Aguardo.
    anapaula0030@terra.com.br

    ResponderExcluir
  169. Amei as atividades. Parabéns!
    Gostaria de receber os gabaritos. duduvic-dri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  170. gostei muito de suas atividades poderia enviar-me o gabarito e-MAIL:almirgabrielo53@gmail.com

    ResponderExcluir
  171. OI, adorei os execicios, poderia me enviar os gabaritos por email? mykaelem-eugenio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  172. Olá Bom dia. Gostaria de obter as respostas do texto "Família: como fazer". Meu email: hkennady@gmail.com

    ResponderExcluir
  173. Olá! Como os demais adorei os exercícios e também gostaria de receber os gabaritos. Você pode me enviar os mesmos? Meu email:elisabeteroncador@hotmail.com

    ResponderExcluir
  174. Oieee parabéns pelo blog, adorei os textos, se for possível você me enviar os gabaritos dos textos: Por que ler/Muito competente em coisas sem importância/Uma aposta em todas as mídias/ Namoro e futebol. agradeço. email:jaqueineuriassantos@hotmail.com. Abraço.

    ResponderExcluir
  175. OLá, gostei muito das atividades. Ótimas para o Ensino Médio, inclusive.
    Poderia fazer o favor de me enviar os gabaritos. Email: claudia.adailjarbas@gmail.com. Aguardo. Desde já, agradeço. Abraço. Cláudia

    ResponderExcluir
  176. OLá, gostei muito das atividades. Ótimas para o Ensino Médio, inclusive.
    Poderia fazer o favor de me enviar os gabaritos. Email: claudia.adailjarbas@gmail.com. Aguardo. Desde já, agradeço. Abraço. Cláudia

    ResponderExcluir
  177. Atividades ótimas! Gostaria de receber os gabaritos de todas se possível.

    ResponderExcluir
  178. Olá gostei muito das atividades. Poderia por favor me enviar os gabaritos? e-mail helen_angel@msn.com. Desde já agradeço a atenção. Sandra

    ResponderExcluir
  179. Boa noite!
    Ótimas atividades!
    Gostaria de receber tbm o gabarito das atividades!
    Att
    email: alzenir.oliveira@uol.com.br

    ResponderExcluir
  180. Olá gostei muito das atividades. Poderia por favor me enviar os gabaritos? e-mail carolinaxnavarro@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção. Carolina

    ResponderExcluir
  181. Poderia me enviar os gabaritos?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  182. Gostaria dos gabaritos. Pode me enviar, por favor?
    prof.carlafarias@gmail.com

    ResponderExcluir
  183. Olá pode mandar o gabarito por favor! Sirlene.262@hotmail.com

    ResponderExcluir
  184. Gostaria dos gabaritos por favor! ana_paulacoelho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  185. Gostaria que me enviasse o gabarito, é urgente! natachamoraes15@icloud.com

    ResponderExcluir
  186. Poderia me enviar o gabarito?
    taticidreira@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  187. Adorei! Por favor, pode me enviar o gabarito. bruna8641garcia@gmail.com

    ResponderExcluir
  188. Parabéns, adorei!Seria possível você me enviar o gabarito?
    monicadaniellanunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  189. Olá! Excelente atividade. Parabéns. Gostaria de receber o gabarito.É possível?
    claudiauy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  190. MUITO BOM OS TEXTOS PARABÉNS QUERIA O GABARITO DO TEXTO PORQUE LER
    MARIA.LEQUEIROGA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  191. Olá! Excelente atividade. Parabéns. Gostaria de receber o gabarito.É possível? jrdarcymota@gmail.com

    ResponderExcluir